Os perigos do consumo excessivo de álcool

O consumo de bebidas alcoólicas faz parte da cultura do brasileiro, seja aos finais de semana ou nos encontros após o trabalho. E essa ingestão aumenta ainda mais durante as festas de final de ano.

Essa cultura, no último ano, foi incrementada pela venda online e o período crítico da pandemia que manteve a maioria das pessoas em casa. Se comparados, as vendas de 2020 frente as de 2019 cresceram 960%, dado que alarma profissionais de saúde que alertam para os riscos do consumo excessivo de álcool.

De acordo com o farmacêutico Paulo Bondança, da Poupe Mais, “diagnósticos médicos podem auxiliar casos em que o consumo se tornou doença, por isso é importante que famílias e amigos saibam reconhecer os sinais e indicar que profissionais de saúde habilitados sejam procurados para avaliar cada caso”.

Mas, como identificar quando estamos passando do limite e colocando a saúde em risco? Alguns comportamentos podem ajudar a elucidar esse assunto. É preciso estar atento quando o consumo passa do famoso “social” para momentos como alívio do estresse, tédio, dentro do horário de trabalho e quando a pessoa passa a ficar preocupada quando o estoque de álcool em casa está acabando. Não conseguir parar de beber ou até pensar em bebida também são sinais de atenção.

Além de dependência química, o consumo excessivo pode causar danos ao sistema nervoso central, disfunção sexual, danos cerebrais, problemas comportamentais, entre outros.

Vale lembrar que é sempre importante buscar ajuda médica em caso de descontrole nesse sentido, incluindo o atendimento psicológico para lidar com o vício. Ter equilíbrio é sempre fundamental para uma vida mais saudável e ao lado de quem você ama.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email