10 dicas de alimentação para saúde do coração

A relação da alimentação com a qualidade de vida e da saúde é direta. O que ingerimos em nosso cotidiano influencia e reflete o modo com que vivemos. Para ter um corpo saudável, de modo geral, a receita é básica e, certamente, você já leu, viu ou ouviu em algum lugar: coma alimentos saudáveis e pratique exercícios físicos regularmente.

E nesta publicação, você vai encontrar algumas dicas de como se alimentar de forma melhor, adquirir novos hábitos e ter um coração mais saudável, de acordo com a Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA).

1. Equilíbrio entre ingestão e gasto energético
Manter o peso controlado. Atrelar uma alimentação balanceada, conforme suas necessidades energéticas é importante para manter a saúde cardíaca. As necessidades energéticas variam bastante de acordo com a idade, com as atividades diárias, o tamanho, entre outras características. Por isso, procure um médico e entenda seu caso.

2. Comer muitas frutas e legumes
Alimentos naturais. Descascar mais do que desembrulhar. Esta dica parece antiga, mas ela volta ao estudo da AHA para alertar sobre a importância de comer muitas frutas e legumes, variados. E lembre-se, prefira comer a fruta, do que preparar um suco, por exemplo. In natura esses alimentos melhoram os ganhos.

3. Grãos integrais e não refinados
Opte pelos grãos integrais aos refinados. O relatório da AHA diz que vários estudos científicos já mostraram os benefícios de comer grãos integrais em vez daqueles refinados anteriormente. A lógica é parecida com a do item dois.

4. Fontes saudáveis de proteínas
A soja (incluindo edamame e tofu), o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são algumas opções recomendadas, pela AHA. Recomenda-se ainda o consumo regular de peixes e crustáceos. Mas, se você é daqueles que não vai abrir mão da carne vermelha ou frango, que sejam cortes magros e pouco processados.

5. Use óleos vegetais
As melhores opções, de acordo com o estudo, são os óleos de soja, canola, milho, cártamo e girassol, além do azeite de oliva e de óleos e manteigas originados em nozes e amendoins.

6. Escolha alimentos minimamente processados
Conforme publicação que divulgou os resultados deste estudo, o site da BBC, a Associação Americana do Coração alerta que o consumo de muitos alimentos ultraprocessados é preocupante devido à sua associação com efeitos adversos à saúde, incluindo sobrepeso e obesidade, distúrbios cardiometabólicos (diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares) e o aumento da mortalidade.

7. Menos açúcar
Outra dica é sobre a ingestão de açúcar, até mesmo os adoçantes com baixa ou sem calorias, já que a AHA afirma não existir evidências científicas de que são benéficos.

8. Uma vida sem sal
Diminuir ou cessar o uso de sal é uma observação antiga, relembrada pela AHA. E isso vai além do temperado durante a preparação dos alimentos, mas também para os enlatados e outros, onde existe forte concentração. Opções com enriquecimento de potássio podem colaborar.

9. Pare ou limite o consumo de álcool
Se você não consome álcool, ótimo. Mas, se consume, saiba que existe uma diferenciação para o consumo entre homens e mulheres. Para eles até dois copos, para elas um copo, por dia. Ao menos é o que Dietary Guidelines for Americans 2020-2025, afirma.

10. Coma de maneira saudável dentro e fora de casa
Por fim, a última dica é um reforço as outras nove. Dentro e fora de casa escolha alimentos saudáveis. Priorize frutas e legumes.

Viva melhor!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email