Abril Azul: é hora de falar sobre autismo

Em um país, como o Brasil, onde existem 2 milhões de pessoas com autismo, discutir sobre o tema é mais do que apenas levar conscientização, mas também alertar sobre os cuidados com esta deficiência. Esclarecimento traz clareza e, por isso, a informação é benéfica para o convívio social.

Em 2 de abril celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 a cada 160 crianças possuem o distúrbio, que costuma se manifestar entre 2 e 3 anos de idade. É importante alertar, que apenas os profissionais habilitados é que podem fazer o diagnóstico, portanto, mantenha consultas regulares com o pediatra do seu filho.

Mas, antes de seguirmos, você sabe o que é autismo?
O autismo, também chamado de Transtorno Global do Desenvolvimento, tem como características a dificuldade de interação social, de comunicação e – em alguns casos – a repetição de movimentos, como, por exemplo, balançar o corpo para frente e para trás. A falta de contato visual é outra causa comum entre os pacientes.

Abril Azul
Para ampliar as divulgações e programas focados no autismo, o mês de abril todo é dedicado para tratar do assunto e buscar a conscientização coletiva sobre o distúrbio que atinge milhões de pessoas no mundo todo.

É importante citar que dependendo do grau, pessoas com autismo conseguem ter uma vida pessoal e profissional ativa. Mas, o acompanhamento é indispensável.

Causas do Autismo

A causa mais provável, de acordo com especialistas, é que o autismo é um distúrbio causado por condição genética. Mas, ainda são realizados estudos para identificar com exatidão as causas que levam à condição.

Tratamento
O autismo não tem cura. Mas, com terapias ocupacionais, psicológica, motora e fonoaudióloga, as condições impostas pela deficiência sofrem melhoras significativas e em muitos casos habilita pacientes para condições de vida com qualidade de comunicação, interação e, até, o trabalho.

Dica
Existem centenas de documentários sobre o assunto, entrevistas com profissionais de alto gabarito, mas a dica de hoje também envolve entretenimento. O filme “O Contador” relata com habilidade os temas relacionados ao distúrbio. O personagem principal do filme é autista e o enredo todo destaca o convívio dele com esta condição. Consulte a indicação de idade para assistir ao filme, já que há cenas de violência. A história, claro, envolve assuntos reais, mas o desenrolar conta com ficção.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email