Antioxidantes naturais: os aliados para uma saúde de ferro

Invista em uma alimentação saudável para ingerir mais antioxidantes

Os antioxidantes naturais, como o próprio nome já diz, são substâncias que inibem e protegem as células do nosso corpo contra uma ação natural de outros alimentos: sua oxidação. Ou seja, esses agentes estão trabalhando para que o nosso corpo viva mais e melhor.

O envelhecimento é um processo natural do corpo humano. Porém, algumas pessoas podem sofrer seus efeitos precocemente da pele, por exemplo. Eles são ocasionados por diversos fatores como genética, que não somos capazes de interferir, porém, há outros métodos para frear a ação do tempo e que estão ao nosso alcance.

Os antioxidantes são compostos de vitaminas e minerais capazes de evitar a oxidação da estrutura celular. Alguns são produzidos pelo nosso organismo, mas outros, como as vitaminas C, E e o betacaroteno, devem ser suplementados por meio da nossa alimentação, pois são fundamentais para proteger células saudáveis.

Radicais livres

A oxidação das nossas células é um processo químico natural do nosso corpo, resultando em moléculas estáveis, que são chamadas de Radicais Livres. Em pequenas quantidades, são importantes para o equilíbrio do nosso corpo. Porém, o excesso de radicais livres pode comprometer o funcionamento do organismo e causar doenças sérias como aterosclerose, obesidade, diabetes, hipertensão, até o Alzheimer e o Parkinson, além de favorecer o envelhecimento das células.

O que fazer?

Investir em uma dieta rica em frutas, leguminosas e grãos pode fazer toda a diferença para encarar a chegada da idade com muito mais disposição, além de manter a pele sempre mais nova do que realmente é.

Para evitar o surgimento de manchas na pele e ainda frear o envelhecimento, um antioxidante poderoso para a preservação dos tecidos são as vitaminas A, E e C, que auxiliam no combate de rugas e ressecamento.

De acordo com o farmacêutico David Dana, da rede de Drogarias Poupe Mais, devemos nos atentar a nossa saúde e apostar sempre na alimentação saudável. “Hoje estamos em um momento que é fácil comer um fast food, comprar comidas prontas no supermercado ou até ficar sem almoço e jantar. Isso não é o recomendado e só destrói a nossa saúde. Pausas para lanchar a cada três horas são sempre indicadas, além do consumo de frutas e verduras para garantir a dose diária correta de antioxidantes”.

Ainda segundo David, o Goji Berry é uma fruta vinda da China e que tem fama de ser perfeita quando o assunto é antioxidante. “Ela tem alta concentração de vários nutrientes importantes e benéficos para a nossa saúde, além de ser conhecida pela alta concentração de flavonoides, substância com grande poder antioxidante, que combate e reduz os danos causados pelos radicais livres”.

Apesar do valor ainda ser pouco acessível para a maioria das pessoas, a recomendação de ingestão da fruta é em doses muito pequenas, o que acaba sendo vantajoso para investir por alguns períodos.

Cuide de você e da sua saúde!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email