Aprenda a diferença e sabia como escolher o melhor chocolate para a sua saúde

Todo mundo concorda que, às vezes, o chocolate pode ser um bom “remédio” para aliviar a tensão do dia a dia. O consumo costuma aumentar em datas simbólicas como a Páscoa, mas também é sempre uma opção de presente em momentos como Dia dos Namorados e Natal, por exemplo. E é possível se deliciar sem prejudicar a saúde – nossa e de quem amamos.

No mercado, a quantidade de tipos de chocolate é enorme, por isso, separamos alguns deles aqui para explicar melhor e te ajudar na escolha.

Ao leite
Entre os preferidos dos consumidores, o chocolate ao leite tem uma maior concentração de leite ou derivados, assim como açúcar, se tornando uma das opções que devem ser consumidas com cautela, por ter mais gordura.

Amargo
Diferente do ao leite, o chocolate amargo é uma opção mais saudável por conter mais cacau e, consequentemente, menos açúcar (o que traz sua principal característica de sabor). Entre suas variedades estão as diferentes concentrações de cacau, como 50%, 60%, 70%, 75%, 80%, entre outras. Quanto mais escuro e firme, mais cacau o chocolate possui.

Zero lactose
Pensado para quem possui algum tipo de intolerância ao leite, os chocolates zero lactose costumam ter menos leite, claro, mas por outro lado podem compensar isso com a adição de gordura e açúcar. Por isso, é importante ficar atento à escolha.

Zero açúcar
Para as pessoas diabéticas, por exemplo, os chocolates zero açúcar são as opções mais recomendadas. Para evitar aqueles com muitos adoçantes artificiais, busque os chocolates que possuem edulcorantes naturais, como a estévia.

Branco
Queridinho de muita gente, o chocolate branco é um dos que devem ser evitados sempre que possível. Por ser produzido através da manteiga de cacau, ele é uma opção com mais açúcares e gordura em sua composição.

Com informação, atenção aos rótulos e equilíbrio, é possível consumir os chocolates certos e não passar vontade de nenhum deles.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email