Brasil tem potencial para aumentar número de doares de sangue

Você já doou sangue alguma vez na vida? Se for um doador, parabéns, se não, que tal considerar esta ação de extrema importância para a vida de outras pessoas? Pense nisso. O mês de junho, é dedicado a esta conscientização e também marca o dia mundial do doador de sangue, mas o que importa mesmo é a vigilância constante sobre esta necessidade que nunca para.

Estoques de sangue estão constantemente defasados e, a menos que você ou alguém da sua família já tenha necessitado, as pessoas não se lembram desse importante ato de doação durante o seu dia a dia. Entretanto, hospitais e prontos socorros vivem cheios de pacientes que precisam desse recurso para conseguir sobreviver.

De acordo com publicação da Agência Brasil, o Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia da covid-19, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior.

Quem pode doar?

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado ou tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Estão impedidas de doar pessoas gripadas ou com processo alérgico que inclua tosse e coriza; que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano; que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade; tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses; ou sejam usuários de drogas ilícitas.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email