Como aproveitar as Festas Juninas sem descuidar da saúde

As festas juninas são um momento muito esperado pelos brasileiros, principalmente os amantes da culinária tradicional de algumas regiões do país. No entanto, os quitutes típicos dessa época costumam ser calóricos e é preciso tomar cuidado para não deixar a saúde de lado. Com algumas dicas, é possível equilibrar a “comilança” e se manter em dia.

Aposte em versões mais saudáveis: muitos pratos típicos das festas juninas podem ser adaptados para novas versões, como as frituras, que hoje em dia podem ser feitas no forno. Pasteis e fogaças, por exemplo, também ficam deliciosas sem precisarem de óleo.

Consuma alimentos mais leves: também entre os quitutes tradicionais, é possível encontrar versões mais leves como os caldos e algumas preparações de milho, como a espiga cozida. Esses alimentos são nutritivos e ao mesmo tempo deliciosos, sem excessos de gordura ou açúcar.

Cuidado com as porções: ao sair para uma festa junina, é comum que a gente se anime e acabe comendo demais. Para evitar esses deslizes, uma dica é se alimentar antes de chegar no evento, com algo mais leve, mas que possa ajudar na sensação de saciedade. Na festa, também é preciso cuidar das porções. Comer um pouco de cada coisa, inclusive, pode possibilitar que você experimente mais sabores, mas em quantidades menores.

Hidrate-se: como em todo evento típico, com muita comida boa, também é preciso lembrar da hidratação. Além das bebidas como quentão e vinho quente, a água precisa fazer parte do consumo.

Seguindo dicas simples como essas, você e sua família aproveitam de forma muito melhor as festas que acontecem no mês de junho, mas se estendem por alguns dias de julho também. Curta muito!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email