Como combater a insônia

A insônia é uma doença e tem afetado a qualidade de vida de muitas pessoas. Este distúrbio não está ligado apenas à dificuldade de dormir, mas também quando há interrupções do sono ou quando ele é de má qualidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população brasileira sofre com a insônia, o equivalente a 73 milhões de pessoas. Se antes isso já era considerado um problema de saúde pública, com a pandemia o assunto ganhou mais destaque, pois o número de queixas aumentou nos consultórios médicos.

As noites mal dormidas causam diversos danos à saúde, entre eles as alterações hormonais e metabólicas, obesidade, problemas de memória, concentração e aprendizagem, depressão, entre outras mudanças no organismo, o que impacta diretamente na produtividade humana.

Para algumas pessoas este distúrbio é frequente e, neste caso, é recomendado fazer uma avaliação médica para descobrir se há alguma doença relacionada e iniciar um tratamento. Em outros casos, a insônia é esporádica e geralmente está vinculada a fatores emocionais (estresse, ansiedade, preocupação, entre outros) e a busca por ajuda nestes casos também é válida.

“A automedicação pode piorar a insônia e gerar outros problemas de saúde, por isso é essencial fazer um acompanhamento médico para que este profissional prescreva a medicação adequada ao caso do paciente”, ressalta Débora Bondança, farmacêutica e sócia-proprietária da rede de drogarias Poupe Mais.

Dormir bem é fundamental para os seres humanos, pois é durante o sono que ocorre uma espécie de limpeza no cérebro, processo muito importante para evitar doenças cardiovasculares, Alzheimer, além de preparar a pessoa para encarar o dia seguinte com mais vigor.

A boa notícia é que você pode tomar certas medidas para melhorar a qualidade do seu sono e bem-estar. Veja algumas delas:

• Crie uma rotina para dormir e acordar nos mesmos horários;
• Prepare um ambiente aconchegante para relaxar, com iluminação adequada, sem barulho, colchões e travesseiros recomendados;
• Não use o celular, tablet, computadores e nem assista TV pelo menos duas horas antes de dormir;
• Evite consumir bebidas alcóolicas e com cafeína a noite;
• Não coma em excesso e escolha alimentos leves;
• Prefira praticar exercícios físicos nos períodos da manhã e tarde;

Se a insônia é um assunto que tem tirado o seu sono, faça uma análise na sua rotina e siga as dicas acima. Mas se ela te acompanha há muito tempo, busque a ajuda de especialistas e viva melhor. Tenha um ótimo sono!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email