Como combater o estresse?

Diariamente milhares de pessoas vivenciam situações que acabam provocando estresse, principalmente aquelas que possuem uma rotina um pouco mais agitada. Por isso, é importante conhecer de perto os seus sintomas. Ele pode ser caracterizado por irritação, nervosismo, frustração, medo, desconforto e na maioria das vezes sua causa é desconhecida.

Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existe o Transtorno do Estresse Pós-traumático.

A farmacêutica Cristiane Dias Luisi, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que para combater o estresse é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possam ser realizados de forma mais tranquila, como por exemplo: evitar cafeína, álcool, nicotina, praticar atividades físicas, dormir bem, ter uma alimentação saudável, beber bastante água e ouvir músicas relaxantes. “Também é indicado encontrar o equilíbrio emocional, exercendo uma maior capacidade de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal”, ressalta.

Ainda segundo a profissional, o estresse é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas, se tornando um mal que afeta grande parte da população mundial nos dias atuais. “Se o organismo se mantém sob este estado de alerta por muito tempo, podem ser gerados vários problemas físicos, como por exemplo: gastrites, enxaquecas, problemas de pele, cardíacos e psicológicos”, destaca.

Assim, quando o indivíduo que sofre de estresse não está emocionalmente saudável, um ciclo vicioso de desequilíbrio se mantém, ou seja, o indivíduo não consegue voltar ao seu estado normal, permanecendo estressado e se tornando vulnerável para o agravamento, permanência, ou até mesmo o surgimento de outras doenças.

Na medida certa o estresse é fundamental para garantir a defesa do nosso organismo em situações de perigo agudo, emergência ou para garantir a nossa adaptação frente aos desafios impostos. Porém, qualquer sinal de que a situação esteja saindo do controle o melhor a fazer é procurar ajuda de um profissional.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email