Como cuidar da saúde do coração?

O coração é o órgão mais importante do sistema cardiovascular e tem como principal função bombear o sangue arterial para todo o corpo e o sangue venoso para ser oxigenado nos pulmões. Por isso, é extremamente importante que ele esteja sempre saudável para que não haja qualquer tipo de alteração na saúde geral do organismo.

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte no país e que mata por ano cerca de 7,6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. Essas doenças cardiovasculares atingem o coração e os vasos sanguíneos e provocam complicações que podem atingir o corpo todo. Elas afetam mais homens do que mulheres, geralmente com idade acima dos 50 anos.

Já foi comprovado por meio de pesquisas que a melhor forma de tratar as doenças cardiovasculares é se prevenindo. De acordo com Cristiane Dias Luisi, farmacêutica da rede de Drogarias Poupe Mais, o estilo de vida tem tudo a ver com estes números. “Os piores inimigos do coração são o tabagismo e o sedentarismo, além da hipertensão arterial, colesterol alto e estresse”, explica.

Para a farmacêutica, é possível mudar os hábitos a tempo, mesmo entre as pessoas que possuem rotinas mais agitadas. Veja algumas dicas para manter a saúde do coração:

• Não fume;
• Mantenha uma alimentação equilibrada, com pouco sal e gordura;
• Pratique exercícios diariamente;
• Cuide do seu peso;
• Cuidado com o estresse;
• Melhore a hidratação do seu corpo;
• Tenha uma boa noite de sono;
• Consulte o seu médico regularmente, principalmente em casos que já possuem histórico de problemas cardíacos na família.

Esse órgão é tão importante que no dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Procure o seu cardiologista a cada 6 meses e faça exames para conferir se está tudo bem. Caso haja alguma alteração é mais fácil de reverter o quadro com um diagnóstico ainda no início.

Cuide do seu coração e viva mais tempo ao lado de quem você ama!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email