Como cuidar da saúde dos olhos

Você já se consultou com o oftalmologista este ano? E nos últimos 12 meses, alguma consulta? Pois bem, é importante cuidar da saúde dos olhos e consultas regulares podem evitar complicações mais sérias. Ter hábitos simples podem proteger você, seja de desconfortos ou até mesmo, doenças.

Anote e pratique estas dicas:

Não coce os olhos
A pressão ao coçar os olhos pode provocar pequenas lesões, prejudicar a córnea, causar irritações e até mesmo a infecção por vírus e bactérias.

Use óculos de sol
Nossos olhos são sensíveis à radiação solar, especialmente UVA e UVB. Óculos com certificação e com filtros colaboram com a proteção. Em nenhuma hipótese recomendamos o uso de óculos sem garantia ou falsificados.

Pisque com frequência
A concentração do uso de telas, além de cansar a visão, podem prejudicar a lubrificação. Por isso, é importante piscar, pois hidrata e lubrifica a córnea, evitando ressecamentos, coceiras e outras irritações. Não use colírios por conta própria, em caso de sintomas consulte um médico.

Momento de descanso
Principalmente para profissionais que trabalham diante das telas, uma pausa a cada duas horas é fundamental para a saúde dos olhos. Busque um local aberto e olhe para longe, esta técnica ajuda a relaxar a visão e prevenir até dores de cabeça.

Durma bem
Dormir bem é fundamental para a saúde de modo geral, seja física ou psicológica, mas saiba também que uma boa noite de sono colabora com a saúde de seus olhos. O ideal é dormir de 6 a 8 horas. Enquanto dormimos os olhos descansam e são lubrificados.

Alimentação saudável
As vitaminas A, C, D e zinco, presentes na cenoura, laranja, verduras de coloração verde escuro e ovos, além de peixes são ótimas opções, pois são ricos em ômega 3 e 6, que colaboram com a preservação dos vasos sanguíneos da retina. Estes alimentos ajudam a evitar doenças como a síndrome do olho seco, glaucoma e degeneração macular.

Cuidar da saúde é muito importante. Considere consultar-se com um oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email