Como identificar as doenças psicossomáticas

As doenças psicossomáticas são alterações emocionais ou psiquiátricas que afetam o funcionamento dos órgãos. Cada caso é tratado de maneira individual, já que as manifestações pelo corpo são diversas e variam de paciente para paciente. Alguns exemplos incluem diarreia, fortes dores de cabeça, manchas pela pele, coração acelerado, entre outros que não possuem explicação orgânica (por falha ou mal funcionamento do corpo, por exemplo).

É comum que pacientes com essas doenças procurem com frequência ajuda profissional, realizem exames, mas não tenham um diagnóstico definido, o que por vezes impacta em tempo até que os médicos possam identificar a doença como psicossomática. “Procurar um profissional é sempre o caminho correto na busca por tratamentos, uma vez que a doença pode estar associada a outros problemas”, reforça o sócio-farmacêutico Paulo Bondança, da rede de drogarias Poupe Mais.

Entre as doenças psicossomáticas mais comuns estão gripes e resfriados constantes, herpes, enxaqueca, alergias diversas e diarreia. Mas, como perceber esse processo?

Além de buscar ajuda, que é fundamental ao menor sinal de que o corpo não está bem, é importante observar os sinais que a sua saúde mostra. Separamos aqui alguns deles, veja:

• fraqueza.
• desânimo;
• sonolência;
• irritabilidade;
• falta de concentração;
• fadiga sem causa aparente;
• queixas de dores generalizadas;
• desinteresse pelas atividades de rotina;
• sensação de sufocamento ou de falta de ar;
• dores de cabeça constantes e sem motivo aparente;
• insônia, geralmente com muita dificuldade para relaxar e dormir;
• alterações gástricas: enjoo, dores, queimação ou gastrite nervosa;

Vale lembrar que para a maioria das doenças psicossomáticas existe tratamento, basta o diagnóstico correto. Cuide da sua saúde e quando precisar, conte com a Poupe Mais!