Como o farmacêutico pode ajudar na minha saúde?

O farmacêutico é o profissional responsável por conhecer profundamente o funcionamento dos medicamentos no seu organismo, entender e reconhecer os sintomas apresentados pelas doenças e orientar quanto ao uso de medicamentos e seus efeitos colaterais.

Cada doença ou sintoma é apresentado de diversas formas em diferentes pacientes. O farmacêutico precisa detectar as particularidades como idade, reações a medicamentos ou identificar outros tratamentos que possam influenciar no efeito desejado por determinado remédio.

De acordo com farmacêutica e sócia-diretora da rede de Drogarias Poupe Mais, Débora Bondança, as responsabilidades desses profissionais vão além do atendimento aos clientes. “Além desse contato, os farmacêuticos garantem que todos os procedimentos dentro da sua unidade estão respeitando as normas da Anvisa, do Conselho Regional de Farmácia e outros órgãos. Dessa forma, isso assegura também a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”.

Outro destaque, segundo Bondança, vai para a área dos dermocosméticos. “São produtos que previnem, melhoram e auxiliam os cuidados com a pele. Temos diversos itens como protetores, antirrugas, maquiagens e uma infinidade de linha que oferece o cuidado merecido”, explica.

Entre os pacientes, é comum a necessidade de cuidados especiais neste sentido. E são nessas ocasiões que se recomenda a utilização de produtos dermocosméticos. “Os farmacêuticos devem analisar diversos fatores, como a idade, pessoas com pele sensível, o tipo de pele – seca, normal ou oleosa – e os cuidados que o paciente já possui”.

A superexposição ao sol pode causar um envelhecimento precoce, falta de nutrientes essenciais para a renovação da camada cutânea, queimaduras e, em casos mais graves, câncer de pele. Em todos os casos, é recomendado o acompanhamento com um profissional dermatologista.

Seja para medicamentos, dermocosméticos ou perfumaria, você pode sempre confiar nos farmacêuticos da Poupe Mais!