Como reduzir o surgimento de cravos e espinhas?

Quem é que não se sente incomodado ao se olhar no espelho e ver aquela espinha indesejada no rosto, não é mesmo? Elas aparecem de repente e geram um grande transtorno, pois além de não serem bem vistas esteticamente, principalmente para aquelas pessoas mais vaidosas, infeccionam e são doloridas.

A farmacêutica Helianay Barbosa da Silva, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que o surgimento de cravos e espinhas é resultado de algumas alterações na pele e que podem ter causas variadas, tais como mudanças hormonais, excesso de maquiagem, má alimentação e até o uso de produtos inadequados.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Especialistas explicam que os cravos podem ser pretos, orifícios abertos na superfície da pele, ou brancos, orifícios fechados, recobertos por uma fina camada de pele. Quando há um processo inflamatório decorrente a presença de bactérias na região, formam-se as espinhas.

O surgimento de espinhas é mais comum no período da adolescência, por conta do aumento da produção de hormônios, porém elas podem surgir em pessoas de qualquer idade. Confira alguns cuidados para manter a pele livre de cravos e espinhas:

• Deixe o rosto sempre limpo (o uso de um gel de limpeza é uma ótima dica);
• Use protetor solar recomendado para o seu tipo de pele;
• Não utilize hidrantes que obstruam os poros;
• Consuma mais vitaminas e evite alimentos gordurosos;
• Retire corretamente a maquiagem;
• Evite ficar passando a mão no rosto.

“Se o aparecimento de cravos e espinhas persistir após esses cuidados, o recomendado é procurar ajuda de um dermatologista. Se for o caso, o especialista indicará medicamentos e loções que contribuem com a saúde da pele, diminuindo a produção de espinhas, melhorando a autoestima e consequentemente a qualidade de vida”, aponta a farmacêutica.

É importante lembrar que o tratamento varia de acordo com a gravidade da acne. Só aqui na Poupe Mais você encontra uma variedade de produtos voltados para prevenção e cuidados com a sua pele.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email