Como saber se seu intestino funciona bem

Este é um assunto tão sério, que talvez você ainda não conheça a importância, mas isso vai mudar ao terminar sua leitura. Partindo do óbvio, assim como outras partes do corpo, o intestino precisa de cuidados e ele possui uma estrutura e uma importância extrema para nós.

Com mais de 500 milhões de neurônios e um sistema nervoso próprio, o intestino é considerando o “segundo cérebro”, com mais neurônios que a espinha dorsal, por exemplo.

Intestino saudável
Com trilhões de microrganismos, tais como fungos e bactérias, que formam a microbiota intestinal, o órgão cumpre um papel fundamental na saúde humana, com remoção de toxinas, auxílio na digestão e monitoramento das bactérias ruins, entre os exemplos. Mas não se engane, ir ao banheiro todos os dias não significa boa saúde. É importante considerar, além da frequência, a consistências das fezes e outros fatores que não são visíveis a olho nu e que consultas regulares ao médico podem indicar qualquer alteração.

Sinais de alerta
Sem receptores sensíveis à dor, que geram alerta imediato para nós costumeiramente, precisamos notar outras mudanças.
1- Sensação de inchaço;
2- Sensação de queimação;
3- Náuseas;
4- Diarreia;
5- Digestão inadequada (sensação de peso).

Outros sintomas também podem surgir em função de problemas intestinais:
6- Alterações no peso;
7- Alergias alimentares;
8- Lesões na pele;
9- Cansaço;
10- Dificuldade de concentração;
11- Mudanças de humor.

Todo corpo pode ser impactado quando há desequilíbrio no intestino. E isso pode ser causado por vários fatores, como estresse, doenças, consumo excessivo de alimentos processados, abuso de álcool e drogas, alguns tipos de medicamentos e viagens (mudanças de hábitos podem causar esse efeito).

Mas, então, como melhorar o funcionamento do intestino
• Consuma menos açúcar: as bactérias ruins amam o açúcar e se alimentam dele, já percebeu o perigo, não é? Então evite carboidratos com baixo teor nutricional, laticínios convencionais e álcool.
• Aumente a ingestão de fibras: folhas verdes, nozes, aveia e vegetais de raiz são alimentos ricos em fibras. Elas reduzem o tempo de contato da mucosa intestinal com toxinas e combatem radicais livres.
• Remova alimentos que causam sensibilidade: se você perceber que algum alimento está lhe causando problemas intestinais, o mais indicado é suspender o consumo e buscar imediatamente um médico.
• Gerencie o seu estresse: pratique meditação, relaxamento, mindfulness ou ioga.
• Pratique exercícios: 30 minutos diários de exercícios, cinco vezes por semana, melhora o funcionamento do intestino e reduz o risco de doenças intestinais.
• Cuide do seu sono: quando seus padrões de sono são alterados, o intestino também é prejudicado. Antes de dormir, evite comidas pesadas e desconectar-se dos eletrônicos para ter uma boa noite de sono.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email