Como trabalhar e ser produtivo em casa sem prejudicar a saúde

Em tempos de pandemia, muitos profissionais estão buscando o Home Office para conseguir manter a agenda de tarefas em dia.
Trabalhar em casa é uma forma de trabalho que já existe há um bom tempo, mas se tornou mais comum e tem sido uma ótima alternativa nos últimos dias devido ao isolamento social e o risco de propagação e contágio do coronavírus.
A princípio pode parecer simples, mas é preciso estar preparado para essa nova realidade. É importante ressaltar que não é apenas ligar o computador em casa e dar continuidade de onde parou, é preciso criar uma rotina de trabalho para que o dia seja mais produtivo, não é só porque está em casa que não é preciso regras e disciplina, pois sem elas é quase impossível conciliar as tarefas profissionais e pessoais.
Uma boa dica da farmacêutica Rosana Claudia Pereira das Drogarias Poupe Mais para lidar com esse novo desafio é acordar no horário de sempre, visto que seu relógio biológico já está programado para isso, essas ações ajudam o cérebro a conciliar melhor os novos hábitos. Tome um bom banho para despertar, use roupas confortáveis, deixe o pijama de lado, até porque você precisa estar em trajes adequados caso haja a necessidade de realizar chamadas de vídeos.

Fique atento a alguns detalhes:

  • Local de trabalho – escolha um bom lugar para ser a sua mesa de escritório, onde haja uma boa iluminação, ambiente limpo, arejado e com privacidade para realizar suas tarefas sem ser interrompido.
  • Internet – certifique que a sua conexão é capaz de suprir as suas necessidades, evitando assim desgaste emocional e perda no desempenho do trabalho.
  • Se hidrate – tenha sempre por perto uma garrafinha de água, lembrando que o recomendado por profissionais da saúde é o consumo de cerca de 2 litros de água por dia.
  • Postura – é indispensável o uso de uma cadeira ergonômica, com ajustes para braços e coluna. Lembrando que são várias horas de trabalho, por isso a cadeira da cozinha ou o trabalho no sofá da sala são totalmente inapropriados. Faça pequenas pausas ao longo do dia para se alongar.
  • Distrações – com a família toda reunida na mesma casa, fica difícil não se distrair com pequenas ações que podem acabar interferindo na sua produtividade. Não é proibido conversar com alguém em casa ou dar uma olhada nas notícias ou rede sociais para a mente dar uma ‘respirada’, só não se perca nesses momentos, prejudicando assim o foco no trabalho.

Priorize sua saúde, durma horas suficientes e tenha uma boa alimentação. São pequenas atitudes que farão com que você se torne mais produtivo, garantindo que sua imunidade permaneça em dia, evitando assim o contágio do novo vírus. Fazendo o planejamento das suas principais obrigações ao longo do dia, o resultado certamente será mais satisfatório.

Nós das Drogarias Poupe Mais ressaltamos que não é porque o trabalho está sendo executado em casa que não deve ter hora para acabar. Negligenciar o próprio descanso pode acarretar uma série de problemas e riscos à saúde em longo prazo, sem contar a queda no desempenho das tarefas. Cuide-se sempre, e caso necessite de algum cuidado especial nesse período, nossa equipe está altamente qualificada para te atender.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email