Diabetes: conheça, identifique e trate

Diabetes, se não tratada, pode gerar muitos danos à saúde. O aumento no nível de açúcar no sangue, portanto, representa um sério risco à vida. Os principais topos são: tipo 1, tipo 2, gestacional e pré-diabetes. A doença tem como causa principal a má alimentação, causada – especialmente – pelo alto consumo de alimentos açucarados e industrializados, aliados à falta da prática de exercícios físicos.

Quando diagnosticada, a doença exige mudanças drásticas no estilo de vida, como a implementação de uma dieta rigorosa e a necessidade darática de exercícios físicos. Casos mais severos exigem a administração de medicamentos, tais como antidiabéticos orais ou insulina.

Você conhece os sintomas? Veja aqui:
• Sensação de sede exagerada;
• Aumento da fome;
• Vontade frequente para urinar;
• Boca seca;
• Cansaço fácil;
• Alterações da visão.

Uma vez comprovada a doença, mediante exames médicos e clínicos, o tratamento da diabetes tem como principais objetivos melhorar a qualidade de vida dos pacientes, aliviando os sintomas, e evitar o desenvolvimento de complicações de saúde mais graves.

Possíveis complicações

Quando a diabetes não é tratada adequadamente, os níveis de açúcar no sangue podem ficar elevados por muito tempo e causar danos em vários órgãos. Por esse motivo, as principais complicações da diabetes incluem:
• Doenças cardiovasculares;
• Neuropatia;