Diabetes: cuidados e prevenção para a sua saúde

O diabetes é uma doença que surge quando o pâncreas não produz a quantidade de insulina suficiente que o corpo precisa ou quando este hormônio não age da maneira adequada no organismo, causando o crescimento do índice glicêmico na corrente sanguínea, a chamada hiperglicemia. Isso ocorre por um desiquilíbrio na geração de insulina, que impossibilita o transporte de açúcar presente no sangue para as células.

Embora a diabetes não tenha cura, o paciente pode controlar a sua ação e efeitos seguindo o tratamento recomendado pelo médico, que geralmente inclui o monitoramento da glicemia, uso de insulina e, em alguns casos, medicação.

O Brasil possui 17,5 milhões de diabéticos, sendo que metade destas pessoas desconhecem que tem a patologia. Estima-se que em 2030 este índice suba para 21,5 milhões, segundo a International Diabetes Federation (IDF). A doença é detectada por meio de exames de sangue em jejum e pode ser classificada sob vários tipos, portanto, os sintomas podem variar entre si. Os mais comuns são fome e sede excessiva, urinar com frequência, visão embaçada, fadiga e cicatrização mais lenta.

Veja como se prevenir:

• Mantenha o peso ideal;
• Alimente-se adequadamente;
• Controle a pressão arterial;
• Pratique exercícios físicos regularmente;
• Evite medicações que possam agredir o pâncreas;
• Elimine o cigarro.

“Com medidas simples, as pessoas podem prevenir o diabetes e demais doenças. O primeiro passo é reavaliar a sua rotina, hábitos alimentares, fazer check-ups frequentes, buscar orientações de profissionais e, posteriormente, eliminar tudo que pode prejudicar a sua saúde”, disse Helianay Barbosa da Silva, farmacêutica da rede de drogarias Poupe Mais.

As orientações são válidas para qualquer pessoa, mas aqueles que possuem histórico de diabetes na família devem ficar ainda mais atentos. Como diz o velho ditado, “melhor prevenir do que remediar”. Cuide bem de você!