Doença celíaca: o que é, reações e tratamento

A doença celíaca é autoimune, não tem cura e ocorre quando o organismo possui dificuldade ou não consegue processar o glúten, proteína presente em diversos alimentos e bebidas.

Geralmente os sintomas surgem a partir dos 6 meses de idade, mas algumas pessoas descobrem que possui intolerância ao glúten ou são celíacos (estágio agudo de intolerância) apenas na fase adulta. As queixas mais comuns são:

• Desconforto na Barriga (inflamação, excesso de gases e inchaço);
• Falta de apetite;
• Diarreia;
• Irritabilidade;
• Vômito;
• Enxaqueca;
• Emagrecimento.

Em casos mais graves, o indivíduo pode apresentar comprometimento do sistema nervoso central, desencadeando ataques epiléticos, depressão entre outras ocorrências. O diagnóstico é feito a partir de exames de sangue, fezes, urina e até biópsia do intestino.

O tratamento é baseado na suspensão contínua do consumo do glúten, presente na farinha de trigo, centeio e cevada, e encontrada em alimentos como pães, bolos, biscoitos, salgadinhos, massas, cerveja, salsichas, temperos industrializados, suplementos nutricionais dentre outros.

Atualmente é encontrada uma variedade de produtos sem glúten no mercado, portanto antes de fazer a compra é recomendado observar os ingredientes estampados nos rótulos e se há a descrição mencionando a isenção desta proteína, geralmente constam da seguinte forma nas embalagens: “sem glúten”, “gluten free”, “não contém glúten”.

Uma alternativa que pode ser mais econômica e saudável, é aprender a elaborar seus próprios pratos, para isto muitas pessoas recorrem a receitas disponíveis na internet, por exemplo. Esta também pode ser uma saída quando o assunto é comer fora de casa, pois as alternativas de lugares são mais escassas e as vezes, isto atrapalha os celíacos de participarem de programas com a família e amigos.

O acompanhamento com um nutricionista também é muito válido para a adequação do cardápio de acordo o perfil da pessoa, garantindo assim, os nutrientes necessários para a saúde do corpo. Em situações de defasagem nutricional apontadas em exames laboratoriais, a prescrição de suplementos alimentares aliada à uma dieta apropriada pode ajudar a restabelecer os índices nas condições normais.

“A descoberta de intolerância ao glúten muda radicalmente os hábitos alimentares das pessoas, mas com o passar do tempo elas se adaptam à nova rotina e vivem bem. O acompanhamento com profissional e a realização de exames periódicos são importantes para checar se há necessidade de fazer mais adequações à dieta para garantir tudo aquilo que o organismo precisa”, ressalta Rosana Cláudia Pereira, farmacêutica da rede de drogarias Poupe Mais.

Se você notar que geralmente os sintomas surgem após o consumo de alimentos com glúten, isto pode estar relacionado à uma intolerância ou doença celíaca. De qualquer forma, consulte um especialista para fazer um acompanhamento e descartar outras doenças.

Caso a descoberta tenha sido recente, saiba que há vários alimentos liberados para o consumo, como as frutas, legumes, verduras, feijão, ervilha, lentilha, farinha de mandioca, goma de tapioca, carnes, ovos, peixes e muito mais.

Então não é motivo para se preocupar, basta seguir as recomendações médicas e cuidar da sua saúde para aumentar a sua longevidade e bem-estar.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email