Dores de cabeça: quais as mais comuns e como tratar?

É muito provável que você que está lendo este texto já sentiu dor de cabeça ao menos uma vez na vida. Mas, você sabe identificar os tipos e como tratar? Vamos falar sobre isso nas próximas linhas.

Dor de cabeça por tensão
Talvez a mais comum de todas. Causada por estresse e tensão muscular, este tipo de dor de cabeça pode ser resolvido de maneira simples, com o uso de analgésicos de livre comercialização. Mas, atenção, se os sintomas forem recorrentes, uma consulta médica para detalhar as causas é indispensável. Além disso, não recomendamos a automedicação.

Enxaqueca
Este tipo de dor de cabeça costuma levar pacientes a casos mais extremos, já que podem incluir náuseas e até vômitos. É uma dor latejante e que causa forte incômodo. Os sintomas podem incluir ainda sensibilidade à luz e perda de apetite. Neste caso é importante ser consultado por um médico, que poderá prescrever medicamentos para alívio imediato e também preventivos.

Em salvas
Talvez você não conheça com esta definição, mas as dores de cabeça em salvas é um tipo mais grave do que as tensionais e de enxaqueca e caracteriza-se por apresentar dores fortes que chegam subitamente. Em casos como este é comum que os médicos recomendem mudanças no estilo de vida do paciente, além dos medicamentos. Isso porque esse tipo de cefaleia pode ser consequência, por exemplo, da ingestão de alguns alimentos como carne e bacon, onde existe a substância nitrato.

Uso excessivo de remédios
Esse tipo também é conhecido como dor de rebote. A causa principal é o uso em excesso de analgésicos. Pacientes com uso contínuo durante três meses, mais ou menos, podem apresentar esse tipo de dor, algo que pode ser resolvido, por exemplo, com técnicas de relaxamento.

Sinusite
Sinusite é uma doença causada por bactérias em secreções localizadas nos seios da face, que em pacientes que não têm a doença, possuem apenas ar. Mas, havendo inflamação, pode haver como consequência as dores de cabeça. Analgésicos e descongestionantes são usamos neste tratamento. O diagnóstico inclui uma tomografia dos seios da face.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email