Entenda mais sobre a osteoporose

É muito comum ouvirmos falar em osteoporose e vermos propagandas com indicações de remédios que garantem retardar ou amenizar este mal, mas você sabe do que se trata? Ela é uma doença que provoca a diminuição da espessura dos ossos e, como consequência, aumenta o risco de fraturas.

Pesquisas apontam que a patologia é muito mais comum entre as mulheres do que entre os homens. A Federação Internacional da Osteoporose (IOF) comprova que a doença afeta 200 milhões de mulheres mundialmente. Para se ter uma ideia, 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos sofrerão fraturas osteoporóticas, e 1 em cada 5 homens da mesma faixa etária devem ser afetados.

A doença não apresenta sintomas, geralmente só é percebida quando surgem as lesões, que são mais frequentes no punho, fêmur, colo de fêmur e coluna. Para alertar a população sobre o assunto, o dia 20 de outubro foi escolhido para ser o Dia Mundial de Combate à Osteoporose.

A farmacêutica Thais Lopes Mariotto, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que a osteoporose é uma doença silenciosa e que o paciente pode passar anos sem ser diagnosticado, até que surjam os primeiros sinais. “A doença é identificada por meio do exame de densitometria óssea, que permite o monitoramento da massa óssea corporal, e na maioria das vezes, o diagnóstico é feito após uma fratura de baixo impacto, como quando a pessoa cai da própria altura, por exemplo”, alerta.

Confira algumas dicas de prevenção:
• Tenha uma dieta rica em cálcio (queijos, leites, iogurtes, verduras de folhas escuras – como brócolis, espinafre e couve, entre outros alimentos);
• Mantenha o nível de vitamina D apropriado para o organismo;
• Pratique exercícios regularmente;
• Reduza o consumo de álcool;
• Não fume;

A osteoporose ainda não tem cura, mas como qualquer outra doença crônica, é possível mantê-la controlada, possibilitando uma melhor qualidade de vida.

No mercado há uma variedade de remédios que são seguros e eficazes, procure uma de nossas lojas e consulte um de nossos farmacêuticos amigos.

É importante lembrar que todo medicamento deve ser usado somente com acompanhamento médico.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email