Higiene pessoal para a prevenção de doenças

Fazer do básico o essencial. Essa pode ser uma prática com potencial para auxiliar muitas pessoas a terem uma vida mais saudável, tendo como base algumas práticas bem simples no dia a dia.

Não é segredo que o corpo humano é morada de muitos germes e bactérias. Sua proliferação é influenciada por diversos fatores, como o clima, a alimentação, o estilo de vida e, claro, a maneira pela qual é realizada a higiene do cotidiano, muito importante para um corpo saudável.

A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, fez uma lista de hábitos importantes para mantermos em nossa rotina:

– tomar banho diariamente, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (depois das refeições), cortar e manter limpas as unhas;
– lavar as mãos com sabão antes e depois de ir ao banheiro;
– lavar as mãos com sabão antes das refeições;
– ao lavar as toalhas e roupas íntimas, coloque-as para secar diretamente no sol, não as deixando dentro do banheiro ou na sombra;
– cada pessoa da família deve ter sua própria toalha e escova de dente, evitando compartilhá-las;
– evitar ficar muito tempo com roupa molhada;
– não compartilhar roupa íntima, como calcinhas, cuecas ou sutiãs, com outras pessoas.

Vale ressaltar que esses são hábitos que parecem simples de serem mantidos, mas o Brasil ainda é um país bastante desigual em que parte da população sequer possui saneamento básico nos locais onde vivem, por isso essa questão também precisa ser encarada como um problema de saúde pública.

Entre as principais doenças causadas por essas condições e a falta de meios para se manter a higiene básica estão a esquistossomose, cólera, dengue, disenterias, malária, teníase, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, entre outras. “Esses são problemas graves que podem ser profundamente agravados e causar inclusive a morte”, comenta a sócia- farmacêutica da Poupe Mais, Débora Bondança.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email