Medicamentos homeopáticos: quando devo usar?

A homeopatia é uma medicina alternativa, autorizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também a segunda mais usada em todo o mundo, atrás apenas da medicina convencional.

Apesar dos benefícios que são apresentados pelos medicamentos homeopáticos, o assunto é polêmico e rende muitas discussões na área da saúde.

O método foi criado em 1796, pelo médico alemão Samuel Hahnemann, sendo baseado na lei dos semelhantes.

Dessa forma, os elementos que são capazes de desenvolver a doença também podem cura-la, com doses muito menores e diluídas. De acordo com o método, quanto menor a quantidade da substância, maior será sua energia e o potencial de cura.

Antes de avaliar se deve usar ou não essa alternativa, você precisa saber de algumas informações importantes.

Segundo a farmacêutica Helianay Barbosa da Silva, das Drogarias Poupe Mais, “a homeopatia trata problemas físicos e psicológicos, sendo recomendado na grande maioria como tratamento para doenças respiratórias, dermatológicas, alérgicas e também para aumentar a imunidade. Pode ser usado para tratar ansiedade, estresse e irritação”.

O tratamento homeopático não cancela o tratamento com medicamentos convencionais. Os dois podem (e devem, na maioria das vezes), serem utilizados juntos, potencializando o poder de cura.

Ainda segundo Helianay, a fabricação de medicamentos homeopáticos é muito respeitada e exige alguns cuidados na hora de ser consumido. “O medicamento não deve ser manuseado. A recomendação é que ele seja colocado na tampa do frasco e depois seja virado diretamente na boca. O mesmo deve ser feito com os líquidos. Isso porque acredita-se na energia que foi colocada na fabricação daquele comprimido, sendo que tocá-lo pode alterar seu poder de cura”, explica.

Os profissionais também orientam que os homeopáticos não sejam misturados com outros líquidos como chá, leite ou água. A diluição deve ser feita em casos apenas extremamente necessários. Evite a alimentação em um intervalo de 15 minutos antes e após ingerir o medicamento.

Para aderir ao método, é necessário consultar um médico homeopata. Apenas ele poderá indicar quais medicamentos devem ser ingeridos de acordo com as queixas ou sintomas das doenças.

Além da avaliação completa do profissional e um questionário que você irá preencher, o médico também deve avaliar algumas partes do corpo que podem apresentar outros problemas como unhas, cabelo, língua e pele.

Além de curar doenças ou sintomas específicos, o método de homeopatia também busca equilibrar as energias do seu organismo. Mas, para resultados efetivos, busque sempre a orientação de um médico ou farmacêutico. A ingestão errada de medicamento pode causar efeitos contrários.

Cuide da sua saúde!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email