Misturar medicamentos pode fazer mal à saúde

“A diferença entre o remédio e o veneno está na circunstância e na dose”, afirma o toxicologista Anthony Wong, coordenador do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da USP, numa entrevista concedida a um portal de notícias. Mas, o que isto quer dizer?

Muitas pessoas possuem o hábito de fazer o uso de medicamentos por conta própria, seguindo conselhos de colegas e familiares, e não levam em consideração os impactos que esta atitude pode causar em seu organismo. Muito menos quando o uso destes fármacos é associado a outros remédios que elas estejam tomando.

Há remédios que não devem ser usados no mesmo horário, alguns devem ser associados a outros para fazerem efeitos, uns não podem ser ingeridos com bebidas alcóolicas ou em jejum, entre outras situações. Nem mesmo os fitoterápicos ficam de fora destas recomendações, pois o composto natural em conjunto com outro fármaco sintético também pode causar danos à saúde.

A interação medicamentosa pode agravar os sintomas existentes ou provocar outros, reduzir ou anular os efeitos dos medicamentos, causar intoxicação, danos em órgãos e, em casos mais sérios, levar o indivíduo a óbito.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas e Fundação Oswaldo Cruz (Sinitox/Fiocruz), em 2017, quase 21 mil casos de intoxicação por remédios foram registrados no país.

Mesmo que não seja possível identificar neste montante quantas ocorrências envolveram a interação medicamentosa, fica evidente que as pessoas usam essas drogas indiscriminadamente.

A farmacêutica Liane da Silva, da Poupe Mais, nos deu algumas dicas de como evitar a interação medicamentosa. “Quando você for ao médico, é recomendando apresentar os nomes das medicações que está usando e a sua posologia. Assim, o profissional fará as devidas prescrições e orientações. Também é importante ler a bula, pois ela traz informações detalhadas sobre o remédio e as precauções que devem ser tomadas. Não faça ingestão de remédios por conta própria, primeiro procure orientação de um profissional”, detalha ela.

Note que há uma série de fatores que precisam ser vistos antes de usar medicamentos. Evitar a interação medicamentosa é cuidar da sua saúde.