Novembro Azul: Saúde também é coisa de homem

O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização voltada para as doenças que atingem o público masculino, com enfoque principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é uma grande ameaça à saúde masculina, sendo mais comum em homens a partir dos 45 anos, autópsias tem encontrado câncer na próstata em cerca de 30% dos homens na faixa dos 50 anos e mais de 80% dos homens em seus 70 anos.

Especialistas no assunto alertam que a fase inicial do tumor é silenciosa, por isso a importância da detecção precoce. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O previsto é que até o final de 2020 sejam registrados mais 65 mil novos casos da doença.

A farmacêutica Liane Teofilo da Silva, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que em seu estágio inicial, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. “Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e quando isso acontece, eles são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Entre eles estão a dificuldade de urinar, assim como a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já em sua fase avançada a doença pode provocar dor óssea, infecção generalizada e até insuficiência renal.

Com o diagnóstico precoce, é possível alcançar melhores resultados no combate à doença e maiores são as chances de cura. O exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) e o exame do toque retal são os mais eficientes na investigação do câncer de próstata. Em casos iniciais, o tratamento pode ser feito de modo cirúrgico ou por meio da radioterapia.

Cada paciente terá um tratamento específico recomendado de acordo com o estágio da doença. Confira alguns cuidados para diminuir o risco do câncer de próstata:

  • Tenha uma dieta saudável;
  • Consuma produtos derivados do tomate e ricos em vitamina D;
  • Reduza a gordura abdominal;
  • Tenha uma vida sexual ativa e segura.

Cuidar da sua saúde deve ser sempre a prioridade!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email