O inverno chegou: Dicas e cuidados para evitar as doenças no frio

O inverno começou há poucos dias, mas esse ano está um pouco diferente, nossos maiores cuidados estão voltados à prevenção do novo Coronavírus. Mesmo assim, ainda estamos expostos às doenças que batem em nossa porta na primeira frente fria que chega no ano. Amidalite, rinite, sinusite, bronquite e asma são algumas que já conhecemos.

De acordo com o farmacêutico David Dana, da rede de Drogarias Poupe Mais, esse ano devemos ficar menos doentes por conta do uso de máscaras. “A higienização das nossas mãos, alimentos e o uso obrigatório de máscaras em todo o Estado de São Paulo, vão reduzir a contaminação pelo vírus da gripe como o H1N1 e também o próprio Coronavírus”, explica.

Nos últimos meses, foi discutido de forma ampla as formas de se prevenir contra os vírus e bactérias que causam as doenças inflamatórias e respiratórias. Além de lavar as mãos sempre com água e sabão quando chegar em casa, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, sair sempre de máscara, é preciso alguns outros cuidados.

Para doenças respiratórias, como rinite, sinusite e bronquite, é preciso preparar o ambiente para que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor.

Ainda segundo Dana, é necessário evitar o uso de tapetes e cortinas que possam acumular fungos, além de deixar o ambiente sempre bem ventilado, trocar periodicamente a roupa de cama e escolher tintas que possam inibir a proliferação dos fungos e bactérias no dormitório são exemplos do que deve ser feito para evitar o ataque dessas doenças.

As roupas de inverno que ficam guardadas por um longo período devem ser lavadas e secadas ao sol de forma correta, além de manter um hábito de vida saudável como boa alimentação, principalmente os que são ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi, acerola e mamão, ingestão adequada de água por dia e a prática regular de exercícios físicos.

Também é necessário vacinar-se anualmente contra gripe, que diminui a gravidade da doença (vacinação não é indicada para crianças com menos de seis meses e indivíduos com relatos de choque anafilático à proteína de ovo de galinha. Consulte sempre a equipe de enfermagem no momento da vacinação).

Atualmente, diversos medicamentos são utilizados para combater a doença e também os sintomas de rinites e bronquites, por exemplo. Mesmo assim, o médico e o farmacêutico devem ser sempre consultados para que a eficácia seja alcançada e lembre-se sempre de ler a bula do medicamento antes da sua ingestão.