O papel de vitaminas e minerais na imunidade diante do Coronavírus

No atual cenário que nos encontramos em meio a essa pandemia, em que os números de casos de contágio do Coronavírus no Brasil vêm aumentando a cada dia, é válido ressaltar a importância de se prevenir e estar com o sistema imunológico fortalecido. De acordo com a farmacêutica Andreza Bechtold Paiva Aguiar das Drogarias Poupe Mais, é o nosso estilo de vida que faz com que nossa imunidade caia, reflexo disso são: noites mal dormidas, má alimentação, estresse e falta de atividades físicas.

Por outro lado, algumas vitaminas e sais minerais desempenham um papel crucial para que se mantenha uma saúde equilibrada, atenuando o risco de contaminação. Elas ajudam o sistema imunológico a estar mais preparado para enfrentar o vírus caso seja necessário.

Entre elas se destacam vitaminas A, B, C, D e E e alguns minerais

Vitamina A – É encontrada em alimentos de origem animal, bem como nos seus precursores, os carotenoides, que aparecem em vegetais, de acordo com pesquisas o corpo humano tende a aproveitar melhor a versão de origem animal. As principais fontes de vitamina A são o fígado e os óleos de fígado de peixe. Já os carotenoides se encontram em vegetais de cor alaranjada ou verde escura.

Vitamina B – presente em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. É conhecida por combater o estresse, por apresentar uma capacidade de melhorar o sistema imunológico do organismo. Ela também apresenta um papel essencial em muitos processos metabólicos que podem contribuir para a manutenção do equilíbrio do corpo, como a tonicidade muscular.

Vitamina C – Importante nutriente antioxidante, segundo especialistas é estudada há muito tempo pelo seu possível papel preventivo e terapêutico em doenças como as do sistema respiratório. Em relação a resfriados comuns e gripes, já foi observado que pode auxiliar reduzindo o tempo de duração dos episódios. O corpo tira bom proveito da ingestão regular de fontes de vitamina C, podemos citar acerola, goiaba e frutos cítricos.

Vitamina D – Conhecida por sua ação nos ossos, também tem um papel relevante no sistema imune. A principal forma de obtê-la é pela exposição aos raios solares, que tornam possível sua síntese pela pele. Mas pescados, óleos naturais de fígado de peixes, alimentos fortificados e suplementos podem contribuir para alcançar e manter os níveis ideais.

Vitamina E – É lipossolúvel e tem como principal função no organismo a sua forte ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres que podem prejudicar as células.

Estudos apontam que justamente por sua forte ação antioxidante, a vitamina E pode proporcionar benefícios como diminuir o risco de doenças cardíacas, prevenir o câncer de próstata, a degeneração da mácula, a doença de Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica. Suas fontes naturais são sementes, nozes, óleos vegetais, milho, canola e também algumas frutas como manga, tomate e folhas verde-escuro como espinafre e brócolis.

Zinco – O zinco é um mineral que não é produzido pelo corpo humano, dessa forma precisa ser ingerido por meio da alimentação, sendo muito importante para a manutenção da saúde porque ele participa em mais de 300 reações químicas do corpo. Portanto, em pouca quantidade no organismo, pode causar várias alterações, especialmente no sistema imune e na produção hormônios.

Os alimentos que possuem mais zinco são os de origem animal, como ostras, carne de boi e fígado, no entanto, alguns alimentos de origem vegetal também são uma boa opção, como a amêndoa e as sementes de abóbora.

Selênio – É um poderoso antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres, evitando quedas bruscas na imunidade. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores, podendo até sofrer alterações de humor.

Boas fontes de selênios são grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate.

Ou seja, uma alimentação saudável e balanceada contribui diretamente para a melhor resistência do corpo. Mas vale lembrar que esse processo não ocorrerá de um dia para outro, precisa se tornar um hábito contínuo. Em decorrência disso, cada vez mais pessoas optam pelo uso de suplementação de vitaminas e minerais, nutrientes esses que não são ingeridos como deveriam na dieta por diversos fatores ao longo do cotidiano.

As Drogarias Poupe Mais trabalham com uma vasta linha de suplementos que podem garantir a reposição de todas as Vitaminas e Minerais que seu corpo necessita, conte com a gente e faça seu pedido. Lembrando que em caso de dúvidas procure a orientação de um profissional ou até mesmo uma avaliação médica. Sua saúde é muito importante para nós, faça sua parte e se cuide nesse delicado momento que estamos enfrentando.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email