O poder das vitaminas para melhorar o sistema imunológico

Falar sobre imunidade está em alta. As pessoas comentam sobre remédios caseiros, a importância de tomar sol em horário adequado, praticar exercícios físicos e tomar vitaminas, tudo isso para aumentar a imunidade e diminuir a recorrência ou o contágio de doenças, especialmente a Covid19.


O fato é que esse conjunto todo de ações são importantes para a saúde como um todo, mas neste post vamos focar nas vitaminas. Você sabe o que são, como agem e os benefícios? Então continue sua leitura e entenda mais.


O que são vitaminas?
Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita em pequenas quantidades para o normal funcionamento do seu metabolismo.


Como agem as vitaminas em nosso organismo?
Elas funcionam, principalmente, como catalisadoras de reações químicas dentro do nosso corpo, ou seja, atuam aumentando a velocidade de uma reação.


Quais os benefícios das vitaminas?
De forma geral, as vitaminas ajudam a manter a saúde da pele, do cabelo, da mucosa e do sistema imunológico.


Quais vitaminas ingerir para aumentar a imunidade?
Separamos uma lista com 10 vitaminas que pode te auxiliar. Veja-as abaixo e entenda mais:


1. Vitamina A
A vitamina A é considerada uma vitamina lipossolúvel e muito importante para a visão e a manutenção de estruturas externas, como a pele e mucosas. Leite e ovos, além de vegetais folhosos, como couve e brócolis e aqueles com coloração alaranjada, como cenoura e abóbora.


2. Vitamina B2 e B6
A vitamina B2 é ótima opção para fortalecer o sistema imunológico. As principais fontes dessa vitamina são: leite, carnes, ovos, amendoim, nabo, couve, vagem e acelga. A vitamina B6 é indicada para o aumento da ação do sistema imunológico. Ela pode ser encontrada na batata, banana, abacate, atum, salmão, semente de girassol e peito de frango.


3. Vitamina C
A vitamina C é a substância mais indicada para o fortalecimento do sistema imunológico. O melhor de tudo é que ela é bem fácil de encontrar — a vitamina está presente em muitos alimentos e também sob a forma de comprimidos efervescentes, suplementos e complexos vitamínicos que são vendidos em farmácias. Essa vitamina pode ser encontrada, em grandes quantidades, em frutas como abacaxi, laranja, acerola, goiaba, limão, tangerina, morango, caju e kiwi e nos legumes e verduras, como pimentão, rúcula, alho, cebola, tomate, agrião e alface.


4. Vitamina D
A vitamina D é extremamente importante para nosso organismo. A dose diária recomendada para um adulto é entre 5.000 UI e 10.000 UI. No entanto, essa quantidade é difícil de ser preenchida, pois a vitamina D não é encontrada em grandes porções e está presente em poucos alimentos — sardinha, gema de ovo, queijos, bife de fígado etc. Sendo assim, a melhor fonte continua sendo o banho de sol de forma moderada. Para isso, prefira horários entre 8 e 10 horas, ou fim da tarde, após as 16h. Em média, 2 horas de sol por semana são suficientes para que o corpo consiga sintetizar a quantidade adequada de vitamina D.


5. Vitamina E
A vitamina E é outra substância essencial para melhorar o sistema imunológico. Ela pode ser encontrada em óleos vegetais (soja, amendoim, palma, milho, girassol e oliva), nozes, sementes de girassol, kiwi, grãos integrais, peixes e leite de cabra).


6. Zinco
Minerais como o zinco também são importantes aliados na luta pelo sistema imunológico. Ele é encontrado nos seguintes alimentos: ostras, camarão, carnes vermelhas, de frango e peixe, fígado, cereais, castanhas, legumes e tubérculos.


7. Selênio
Esse minério tem um alto poder antioxidante, por isso é altamente indicado para melhorar o sistema imunológico. Você pode encontrá-lo na noz, em alguns vegetais cultivados em solos ricos em selênio e em carnes de animais que pastaram em solos ricos do minério.


8. Multivitamínicos
Os multivitamínicos consistem em medicamentos capazes de reunir todas as vitaminas e minerais que são necessários para o funcionamento do organismo. Eles apresentam ação antioxidante e atuam fortalecendo os sistemas nervoso e imunológico.


9. Ácido fólico
O ácido fólico é encontrado em alimentos como feijão, laranja, amêndoas, amendoim, lentilhas, levedura, cereais, espinafre, brócolis, couve e todos os vegetais verdes, soja, milho, avelã, caju, tomate, cogumelos, ovos, leite e cerveja.


10. Óleo de peixe
O óleo de peixe é derivado dos tecidos de peixes oleosos. Ele contém ácidos graxos, ômega-3, ácido eicosapentaenoico e ácido docosaexaenoico. Essa substância combate os radicais livres e as inflamações decorrentes das atividades físicas. É muito indicado para otimizar as funções imunológicas e promover uma redução da taxa de colesterol.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email