O que é a “Síndrome do Ninho Vazio”?

Ei, você já ouviu falar em “Síndrome do Ninho Vazio”? Esse é um sentimento comum, caracterizado por um sofrimento profundo e excessivo e que, em alguns casos, pode levar à depressão.

Esta síndrome pode estar associada ao modelo cultural da criação dos filhos, já que ela é desencadeada por eventos que tem uma relação direta com o afastamento dos familiares, seja a saída de casa para estudar em outras cidades ou mesmo quando eles se casam e passam ter suas próprias famílias.

Além da sensação de tristeza, impotência e baixa autoestima, que precisam ser levadas a um psicólogo ou psiquiatra, é importante que a pessoas busque outras formas de lidar com a mudança de rotina. “Assim como o acompanhamento mental, é recomendado que a pessoa também busque priorizar a sua própria vida, procure por atividades que ocupem o seu dia e a faça sentir como parte da sociedade”, disse a sócia-farmacêutica Débora Bondança, da Rede de Drogarias Poupe Mais.

Por fim, buscar apoiar os filhos mesmo à distância também pode minimizar a ausência física. Lembrar-se que eles continuam precisando de orientação, apoio e incentivo pode manter os laços, antes diários, fortes o bastante para eliminar o sentimento de tristeza.

Esteja presente na vida de quem você ama, mas respeite o espaço para que os outros também possam ter suas próprias experiências durante a jornada.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email