O que é colesterol?

Você conhece a diferença entre o colesterol bom e o ruim?

O colesterol é uma espécie de gordura produzida pelo próprio organismo humano e essencial para o funcionamento do corpo, mas os seus índices devem se manter equilibrados para que danos não sejam gerados à sua saúde. Existem dois tipos:

🫀 Colesterol LDL (colesterol ruim)

A alta concentração desta substância pode formar placas de gordura nas artérias e impedir a passagem do sangue, causando doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

🫀 Colesterol HDL (colesterol bom)

Ele retira o colesterol ruim das artérias e o devolve para o fígado, fazendo uma espécie de “faxina”. Assim, quanto mais HDL, melhor.

Geralmente fatores como a genética, obesidade, má alimentação e algumas doenças pre-existentes estão relacionados com a grande quantidade de LDL no organismo, portanto, é um erro achar que as pessoas magras e crianças estão livres desta doença, assim como generalizar e considerar que todos que estão acima do peso possuem colesterol alto.

O controle da dosagem de HDL e LDL deve ser realizado regularmente a partir dos 10 anos de idade, por isso é importante fazer um acompanhamento junto a um médico e realizar exames de sangue periódicos para previnir doenças cardiovasculares ou iniciar um tratamento prescrito por um profissional.

Segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros têm colesterol alto. Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de fazer atividades físicas e relaxaram na sua alimentação, o que pode agravar ainda mais este cenário.

“O colesterol alto não provoca sintomas, então passa desapercebido por muitos. Justamente por isso requer atenção dobrada, para não ser surpreendido com algum problema cardiovascular”, disse Paulo Bondança, sócio-diretor da rede de drogarias Poupe Mais.

Para aqueles que desejam manter ou aumentar o índice do bom colesterol, vale adotar os seguintes hábitos:

• Tenha uma dieta equilibrada, com mais vegetais, grãos integrais e peixes magros no seu cardápio. Evite comer embutidos, bacon, pele da carne de aves, manteiga, creme de leite, gema de ovos, salsichas, carnes vermelhas e frituras;
• Pratique atividades físicas regularmente;
• Pare de fumar;
• Evite o consumo de álcool;
• Controle o peso.

Aproveite que trouxemos esse assunto à tona e coloque os seus exames em dia! Não #Poupe esforços e cuide da sua saúde!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email