O que é e como posso prevenir o Câncer de Próstata?

Novembro é o mês em que jogamos luz ao tema, mas o câncer de próstata faz milhares de vítimas durante todo o ano. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), do Governo Federal, a doença é a segunda que mais mata pessoas do sexo masculino no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Quando pensamos em mundo, a doença alcança o primeiro lugar no ranking das mais mortais aos homens, principalmente acima dos 50 anos.

Por outro lado, a boa notícia é que diagnósticos precoces possibilitam tratamento e podem evitar a morte pela doença. O câncer de próstata é uma doença que atinge uma glândula que apenas a população masculina possui. Este órgão fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto e atua na produção de parte do sêmen, que é liberado no momento da ejaculação.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de dois exames conhecidos como “toque retal” e “PSA”. Caso os médicos encontrem algum tipo de alteração, realiza-se uma biópsia e então o resultado é fechado.

Para prevenir a doença, algumas recomendações sobre o estilo de vida são ressaltados por especialistas, como por exemplo a importância de manter a prática regular de exercícios físicos e o consumo de alimentos naturais. “Os avanços nos tratamentos e o uso de medicamentos adequados representam um avanço importante para a expectativa de homens detectados pela doença. Ainda assim, estimular uma vida mais saudável continuará sempre entre as principais recomendações de tratamento para os que tem a doença e também para o que buscam evita-la”, comentou a sócia-farmacêutica Débora Bondança, da rede de Drogarias Poupe Mais.

O INCA esclarece que o tratamento para a doença é individual e a análise feita caso a caso é que irá determinar quais deverão ser encaminhados para cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal. “O acesso ao tratamento e como ele deve ser realizado deve sempre ser recomendado por médicos especialistas”, complementou a farmacêutica.

Portanto, tenha sempre um acompanhamento médico, cuide da sua saúde e tenha mais tempo ao lado de quem você ama!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email