Os benefícios das atividades físicas para prevenir o mal de Alzheimer

O exercício físico com uma orientação médica, de forma eficaz, é um ótimo aliado para a prevenção dos sinais de demência e, consequentemente, do Mal de Alzheimer.

Ano após ano, vemos um número maior de idosos sendo diagnosticados com essa doença. Um dos fatores para isso é o envelhecimento da população. Há 50 anos, por exemplo, a expectativa de vida de um homem brasileiro era de 58 anos – hoje esse número já salta para 76,7 anos.

A doença pode levar o paciente à morte e, até hoje, não tem cura. Porém, há diversos tratamentos que podem beneficiar e alongar a vida dos pacientes, entre eles são os exercícios físicos.

De acordo com a farmacêutico e sócio-diretor da Rede de Drogarias Poupe Mais, Paulo Bondança, os medicamentos são apenas uma parte do tratamento. “Podemos dizer que não há uma receita de bolo para o Mal de Alzheimer. Os cientistas até hoje apontam novas descobertas que revelam que não sabemos muito ainda sobre a doença. Porém, diversos estudos publicados em importantes revistas cientificas já apontam para que o exercício é aliado no combate a progressão do Alzheimer”.

Os resultados de muitos anos de pesquisas para a doença é de que uma proteína se deposita no cérebro e leva a morte das células cerebrais. As pesquisas ainda são feitas e, infelizmente, não há certeza de muita coisa.

“O que os estudos indicam é que as pessoas que fazem atividades físicas estão mais protegidas do que as sedentárias. Isso não significa que quem faz exercícios não vai ter Alzheimer, mas sim que ele melhora suas chances de não ter”.

Ainda é necessário destacar que a atividade física traz consigo inúmeros outros benefícios. Ela controla a pressão arterial, colesterol e glicemia, fatores que podem atuar diretamente na qualidade de vida e até acelerar o aparecimento da doença.

Paulo, ainda lembra que é necessário respeitar o limite do corpo. “Muitos idosos têm dificuldades motoras e de locomoção. Juntamente com o seu médico, é preciso encontrar um exercício que vá beneficiar sua saúde e não prejudicar ainda mais. É sempre importante consultar um médico para que as orientações sejam passadas de forma correta”.

Além disso, cuidar da saúde é sempre um ato de amor próprio. Não importa se é para curar alguma doença ou evitar outras, os exercícios físicos são atividades saudáveis e devem estar na rotina de todas as pessoas, desde os mais jovens até os idosos.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email