Os cuidados com a alimentação da mãe durante a lactação

Mesmo depois de todos os cuidados com alimentação que a mãe teve durante a gestação do bebê, após o parto ainda é necessário continuar com uma dieta saudável e se atentar para alguns alimentos que podem ser prejudiciais para o recém-nascido.

De acordo com a farmacêutica Helianay Barbosa da Silva, da rede de Drogarias Poupe Mais, o indicado é que a mãe se alimente a cada três horas. “Ela deve se basear em uma alimentação muito saudável, sempre pensando no bem-estar da criança. Isso significa que é preciso acompanhar a dieta prescrita pelo seu médico”.

Em alguns casos, a ingestão de alimentos saudáveis pela mãe podem provocar a formação de gases na criança, que é levado à ela pelo leite materno. “As cólicas intestinais são desencadeadas por alguns vegetais da família das couves, como brócolis e couve-flor e também as leguminosas como feijão, ervilha e alguns grãos, que possuem substâncias que vão irritar o intestino do bebê, provocando mal-estar e dor”, explica a farmacêutica.

Contudo, esses alimentos só devem ser evitados se eles apresentarem sintomas como cólicas ou alergias de pele.

Ainda segundo Helianay, a mãe pode perder até 2 kg por mês por conta da amamentação. “O organismo da mulher gasta muita energia produzindo leite, por isso muitas vezes o peso a mais durante a gestação acaba sendo perdido na lactação”.

Por isso, é necessário investir em uma dieta rica em energia e proteínas, mas que não interfira na saúde do bebê.

De acordo com especialistas, consumir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente, intercalado entre as refeições importantes – café da manhã, almoço e jantar, é importante para manter esse equilíbrio. A ingestão de proteínas magras como ovo bem cozido, peru ou frango, além de peixes, que podem ser consumidos até três vezes por semana, desde que sejam com baixa quantidade de mercúrio (salmão, atum e sardinha), também fazem a diferença.

Tome, pelo menos, três litros de água por dia. Outros líquidos também podem ser ingeridos como chás sem açúcares ou sucos naturais. Além disso, é importante regular o consumo de produtos lácteos como queijo branco (uma fatia por dia) e leite (apenas o desnatado).

Em caso de dúvidas, procure seu médico ou farmacêutico para garantir a saúde da mamãe e do bebê. É importante evitar a automedicação, pois algumas substâncias tóxicas podem ser passadas para a criança através do leite materno.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email