Os desafios do tratamento da fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença que tem como um dos principais sintomas as dores em todo o corpo, durante longos períodos, e que traz sensibilidade nas articulações, músculos, tendões, entre outros tecidos moles. Na maioria das vezes, ela é causada pela fadiga, por distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

Ainda não se sabe o que acarreta a doença, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome, entre eles a genética, infecções por vírus e doenças autoimunes. A fibromialgia afeta, em todo o mundo, mais mulheres do que homens, principalmente com idade entre os 20 e 50 anos.

Pacientes com histórico de artrite reumatóide ou lúpus possuem um maior potencial em desenvolver a doença. Especialistas apontam que os principais pontos de dor são: região da coluna cervical, torácica, cotovelos, bacia e joelhos.

Confira alguns sintomas da doença:
– Palpitação;
– Dor no peito;
– Tonturas;
– Fadiga diurna;
– Alterações de humor.

De acordo com a farmacêutica Thais Lopes Mariotto, da rede de Drogarias Poupe Mais, os medicamentos utilizados em um tratamento para fibromialgia podem ser desde analgésicos simples como paracetamol à opioides como tramadol, podendo ser tomados sozinhos ou associados. Porém, é importante lembrar que existem várias etapas e diferentes escalas de dor para a doença. “Cada paciente vai precisar de um tipo de tratamento adequado de acordo com a sua intensidade, por isso hoje estão sendo muito utilizados medicamentos antidepressivos, relaxantes musculares e os neuromoduladores”, explica.

Além dos medicamentos, outras práticas também podem aliviar os sintomas como a fisioterapia, o controle do sono e a prática de exercícios. Embora sua cura ainda não tenha sido desenvolvida, um diagnóstico precoce acompanhado do tratamento indicado tem como resultado uma melhor qualidade de vida.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email