Os erros mais comuns no uso de máscaras para se proteger do coronavírus – e como usar corretamente

Para conter o avanço do coronavírus neste período de pandemia muitas medidas de proteção e segurança estão sendo tomadas, uma delas recomendada pelo Ministério da Saúde é o uso de máscaras, que contribui no combate à disseminação do vírus. A população em geral passou a aderir o item que agora é de uso obrigatório para sair as ruas e ter contato com outras pessoas, só que muita gente ainda tem dúvida de como usar de forma correta.

De acordo com a farmacêutica Thais Lopes Mariotto das Drogarias Poupe Mais, a máscara serve como uma barreira para não espalhar gotículas com o vírus em simples ações como falar, tossir ou espirrar. E para quem está saudável, o risco de contaminação diminui consideravelmente, por conta da proteção que cobre a boca e o nariz.

A máscara pode ser descartável ou reutilizada, o ideal seria a disponibilização de máscaras cirúrgicas para toda população, mas com o aumento da procura nos últimos dias, esses tipos (cirúrgicas ou hospitalares), estão em falta em muitos estabelecimentos, ou então estão sendo direcionadas prioritariamente para uso dos profissionais da saúde.

Uma saída não menos eficaz que a população encontrou para suprir essa falta no mercado são as máscaras de TNT (Tecido Não Tecido) ou tecido, como algodão e tricoline, por exemplo. Essas confecções se tornam mais acessíveis e atuam com eficiência combatendo o risco de transmissão, desde que sejam utilizadas e higienizadas corretamente.

Confira quais os principais erros de uso:

• Deixar a máscara frouxa no rosto, ela precisa estar adequada de acordo com o tamanho do seu rosto, não pode ser muito apertada ou então ficar com vãos laterais.
• Usar por mais de 2 horas, sem substituir por outra;
• Abaixar a máscara para falar;
• Retirar a máscara puxando pela frente;
• Deixar a boca ou nariz cobertos parcialmente;
• Guardar na bolsa ou no bolso.

Uso correto
• Nunca compartilhe sua máscara;
• Evite tocá-la durante o uso;
• Lave bem as mãos em casa antes de retirá-la
• Remova a máscara sem tocar na parte da frente;
• O indicado é que se tenha mais de uma máscara para poder fazer o rodízio entre elas.

Dicas de higienização

Nossa farmacêutica, Thais Lopes recomenda que as máscaras de tecido sejam higienizadas individualmente com água e sabão. Deixá-las de molho por cerca de vinte minutos em uma solução com 10 ml de água sanitária e meio litro de água também é uma boa opção. Caso queira, pode usar um ferro quente para reforçar o processo de esterilização. Para o descarte, o indicado é colocar a máscara em um saco plástico, evitando que outras pessoas tenham contato com o material.

A rede de Drogarias Poupe Mais se preocupa com a sua saúde e orienta que você faça o uso correto de sua máscara e não deixe de lado as outras medidas de proteção, como lavar bem as mãos e com frequência, cuidados aos tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e quando possível manter o isolamento social. Nosso maior compromisso é com você e sua família, por isso atuamos no mercado com uma equipe de excelência, sempre para melhor te atender.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email