Para que servem os antibióticos?

Todos nós já precisamos tomar antibióticos em algum momento de nossas vidas, mas o que muita gente não sabe é o que eles são e como atuam em nosso organismo. Os antibióticos são medicamentos e compostos naturais ou sintéticos utilizados para tratar infecções bacterianas. Este tipo de medicamento é ineficaz contra infecções virais, fúngicas e demais infecções.

Eles se popularizaram em todo o mundo a partir da descoberta da penicilina, por Alexander Fleming, no ano de 1928. Esse feito gerou uma revolução na maneira como se praticavam a medicina e como curavam doenças infecciosas. O farmacêutico David Dana, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que os antibióticos agem combatendo as bactérias e impedindo que elas se reproduzam. Sua ação facilita que a defesa do organismo elimine os causadores de infecções e podem ser classificados assim: bactericidas, quando causam a morte da bactéria; ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano.

Um erro muito comum que os pacientes cometem é não seguir a abordagem com antibióticos até o fim, geralmente os médicos recomendam que seja de 7 a 14 dias, dependendo de cada caso. Porém, algumas pessoas acabam interrompendo o tratamento nos primeiros dias ao perceber sinais de melhora nos sintomas. “Parar com o tratamento antes do período estipulado pode fazer com que a infecção retorne e o que mais preocupa é que a bactéria pode criar resistência à composição daquele determinado antibiótico,” explica David.

É importante ressaltar que o antibiótico só pode ser usado por prescrição médica. O especialista precisa realizar uma avaliação e se preciso solicitar exames para que seja indicado o medicamento correto para cada tipo de infecção. Lembrando que sua venda só pode ser autorizada nas redes de farmácias e drogarias mediante receita. Essa obrigatoriedade é uma medida adota pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que vigora desde 28 de novembro de 2010, e tem a finalidade de evitar seu uso indiscriminado, contendo casos de contaminações por superbactérias.

Não esqueça que o acompanhamento médico para esses e outros medicamentos é fundamental!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email