Prática de atividades e a prevenção de doenças

Antes de atrelar atividade física à uma pessoa que está acima do peso e precisa emagrecer, é necessário se livrar deste pré-conceito que não tem absolutamente nada a ver com este post. Aqui vamos falar sobre a saúde propiciada pela atividade física, algo muito além da balança.

Bom, feita esta equalização de tom, vamos explicar um pouco sobre a importância de incluir hoje mesmo a prática da atividade física no seu cotidiano, algo com potencial real de te dar mais anos de vida. Sim, mais tempo com as pessoas que você mais ama!

Saúde física e mental
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que fazer atividades físicas regularmente são fundamentais para prevenir e controlar doenças cardiovasculares (infarto, AVC, pressão alta), diabetes tipo 2 e, até alguns tipos de câncer. Já sob o aspecto mental, mover-se ameniza sintomas de depressão e ansiedade, além de reduzir o declínio cognitivo e melhorar a memória.

Câncer
Ao promover atividades físicas, o corpo elimina gordura e suor, controla alterações hormonais, o que atua bem na prevenção da doença.

Quanto tempo?
300 minutos, este é o tempo de exercício moderado por semana que a OMS recomenda para garantir saúde. Aqui, não conta só o treino. Movimentos do dia a dia, como subir escadas e caminhar para ir até a padaria, também contribuem para você atingir essa meta. Ou 150 minutos de atividade física intensa (corrida, bike, treino funcional, musculação etc.) por semana, quando não tiver contraindicação. A recomendação também é da OMS.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email