Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa e evitar o coronavírus?

Com o intuito de conter o avanço no número de casos de pessoas que possam ser contaminadas com a Covid-19, a recomendação mais ouvida nos últimos dias para toda a população é clara, fique em casa e saia apenas em casos de extrema necessidade. Só que sabemos que boa parte dos brasileiros precisa sair para cumprir suas atividades diárias, pois compõem o grupo de pessoas que trabalham em profissões classificadas no momento como essenciais, ou seja, aquelas que podem continuar em exercício durante a pandemia, como por exemplo os profissionais da saúde, segurança, transporte, atendentes de supermercados, entre outros.

Nestes casos o cuidado é redobrado para que não ocorra o risco de levar o vírus para dentro de casa, por isso é bom se atentar a alguns detalhes. O farmacêutico David Dana Florindo das Drogarias Poupe Mais explica que ao sair de casa é importante que você tenha seu frasquinho de álcool em gel na bolsa (mochila) ou no bolso, para fazer uma boa higienização das mãos ao tocar em maçanetas e botões do elevador por exemplo. Mas os cuidados não param por aí, além de manter uma constante higiene das mãos e evitar contato com o rosto, é preciso considerar outros fatores importantes ao retornar para sua residência.

Saiba como se prevenir:
Tire os sapatos – o correto é deixá-los para fora de casa, eles podem absorver o vírus. De preferência separe um par para quando precisar sair. Outra dica é entrar com ele nas mãos e ir direto para a lavanderia para que lá seja feita a higienização do calçado. Nosso farmacêutico recomenda também deixar itens como chaves, carteira e bolsa, em um lugar próximo à entrada.

Tire as roupas ao entrar – coloque-as no cesto de peças sujas, ou se possível direto na máquina de lavar, não esqueça de fechar a tampa.

Tome um banho – para que não fiquem vestígios de contatos externos no seu corpo, antes do banho evite tocar o rosto ou os móveis da casa.

Limpe sua bolsa – higienize os acessórios, considerando que eles podem encostar em muita coisa até chegar em casa. Essa limpeza pode ser feita com álcool 70 ou com água e detergente.

Limpe o celular – para fazer essa limpeza você pode utilizar o álcool isopropílico, indicado para aparelhos eletrônicos pois tem uma rápida evaporação e evita a oxidação de componentes do aparelho.

Limpe as embalagens – é fundamental fazer a higienização das embalagens, elas acabam tendo contato com as mãos de outras pessoas antes de chegar em você. O ideal é lavar tudo que vier de fora com água e detergente. Em seguida, é só secar e guardar.

Nós das Drogarias Poupe Mais enfatizamos que todo o cuidado é pouco quando se fala em prevenção e combate a uma pandemia, por isso é importante reforçar que se você puder não faça o compartilhamento de objetos pessoais, tenha uma higienização correta de aparelhos celulares e outros objetos e mantenha a casa bem arejada, favorecendo a circulação e renovação do ar no ambiente. Todas essas precauções são primordiais no combate ao vírus e se tornam mais eficazes quando são colocadas em prática.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email