Quais consequências do excesso de peso para o organismo?

São muitos os impactos que o excesso de peso pode causar ao organismo, entre eles podemos listar problemas ao coração, fígado, ossos, articulações, além de muitos outros. Tudo isso é consequência de quando o nosso peso corporal é maior do que o recomendado para a altura.

Mesmo que em primeiro instante a pessoa com excesso de peso não apresente nenhum sinal grave de que há algo que não está bem, ela sofre de sintomas que prejudicam a sua qualidade de vida no dia a dia, explica a farmacêutica Thais Lopes Mariotto, da rede de Drogarias Poupe Mais. “Dores nos ossos e articulações, nos músculos, sudorese excessiva e cansaço fácil são fáceis de notar nestes casos, por exemplo”, aponta.

Pesquisas apontam que, no mundo, a obesidade é a segunda maior causa de mortos entre a população. Em vida, a doença prejudica a qualidade do sono, causa dificuldade na respiração e ainda pode diminuir a autoestima, levando o paciente a apresentar quadros de depressão. Suas causas são variadas, mas merecem destaque a má alimentação, o sedentarismo, fatores genéticos, estresse e problemas hormonais. O recomendado é sempre procurar ajuda de profissionais para descobrir o que está ocasionando o problema para que juntos encontrem a melhor solução, pensando sempre em como viver melhor e com mais saúde.

Uma das formas de saber como está o seu peso na classificação dos médicos é calculando o IMC (índice de Massa Corporal). Para isso, basta fazer uma conta simples: é só dividir o seu peso pela altura elevada ao quadrado. Com o resultado, você pode conferir em qual categoria se encaixa. Veja:

Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5
Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9
Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9
Obesidade Grau I: IMC entre 30 e 34,9
Obesidade Grau II: IMC entre 35 e 39,9
Obesidade Grau III: IMC acima de 40.

Não há receita mágica para combater este mal. O tratamento mais eficaz é a prevenção, assim como a prática de exercícios físicos e uma mudança no estilo de vida. Quilos a mais não significam apenas de uma questão estética, mas sim de saúde. Com uma vida mais leve você garante mais tempo ao lado de quem você ama. Pense nisso!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email