Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Sempre que a gente espirra vem alguém com a famosa pergunta: “É gripe ou resfriado?”. Essa é uma dúvida que pega todos de surpresa quando o organismo começa a apresentar algum tipo de sintomas como tosse, febre, coriza, entre outros. Essas doenças são mais comuns durante o inverno, mas podem se desenvolver o ano todo. Profissionais da saúde explicam que a diferença entre gripe e resfriado está na forma como ela se apresenta e como age no corpo humano.

“Apesar dos sintomas básicos serem bem parecidos, a gripe é bem diferente do resfriado. A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza, já o resfriado é causado por vários vírus diferentes, como o Rinovírus, o Adenovírus e Parainfluenza”, explica o farmacêutico David Dana, da rede de Drogarias Poupe Mais.

O farmacêutico explica também que a gripe é caracterizada por febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Os sinais aparecem de repente e podem durar até duas semanas, dependendo do caso. “É preciso ficar atento, pois seus subtipos como H3N2 e H1N1 podem levar o paciente à óbito”, aponta. Com o resfriado você pode ter vermelhidão nos olhos, coriza, febre não muito alta, congestão nasal, espirros e irritação na garganta. Os sintomas duram, em média, de três a cinco dias.

Confira alguns cuidados que ajudam a prevenir essas doenças:
• Higienizar sempre muito bem as mãos;
• Cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar;
• Evite compartilhar objetos de uso pessoal;
• Pratique atividade física e tenha uma boa alimentação, aumentando assim a imunidade.

Sempre que sentir algum sintoma de gripe ou resfriado é preciso procurar ajuda de profissionais da saúde para indicar o melhor a fazer. Os medicamentos antivirais para a gripe, por exemplo, reduzem as complicações da doença. Aqui na Poupe Mais nossos farmacêuticos sempre orientam sobre o medicamento mais indicado, após a sua consulta médica, para te deixar livre do problema.

Especialistas explicam que além dessas duas doenças que apresentam praticamente os mesmos sintomas, a rinite alérgica também pode ser confundida com gripe e resfriado, pois também vem acompanhada de coriza, congestão nasal e irritação na garganta. A diferença é que a rinite não é uma doença transmissível e sim crônica, causada por substâncias que causam alergia em determinados organismos. Outro ponto importante para ser lembrado é a semelhança dos sintomas de gripe e resfriado com os sinais de infecção pela Covid-19, por isso, sempre que apresentar qualquer um deles busque atendimento médico e faça isolamento para evitar a transmissão da doença. O coronavírus não é uma “gripezinha” e já matou mais de 200 mil pessoas aqui no Brasil.

A saúde é o seu bem mais precioso e nós te ajudamos a cuidar dela com informação e um atendimento especializado! Farmácia amiga é Poupe Mais!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email