Qual a importância de manter a carteira de vacinação em dia?

Muito se engana quem pensa que manter as vacinas em dia é importante apenas para bebês e crianças. Na fase adulta, é fundamental estarmos com a nossa carteira de vacinas em dia ao longo de toda a vida, desde as anuais, como a da gripe, bem como a contra a Covid-19, assim que chegar a sua vez.

Veja as vantagens de manter o documento atualizado:

• Previne doenças como a poliomielite, varíola, gripe, paralisia infantil, tétano, sarampo entre outras;
• Ajuda no controle das vacinas tomadas e pendentes;
• Permite aos médicos descartarem determinadas doenças na elaboração de um diagnóstico;
• Comprova que a vacinação está em dia, caso precise apresentar em escolas, locais de trabalhos e em viagens.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2017, mostrou que o Brasil exporta doses para mais de 70 países e é uma das nações com maior número de campanhas de vacinação. Além delas, os brasileiros contam com 19 vacinas no calendário nacional, que são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e gerenciadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Embora haja campanhas de vacinação, é preciso se atentar às vacinas de rotina e recomendadas para todas as faixas etárias e gestantes. Este é mais um motivo para não tirar os olhos da caderneta.

Paulo Bondança, sócio-diretor da rede de drogarias Poupe Mais, ressalta que é preciso confiar na segurança dos imunizantes e não acreditar em notícias falsas. “As pessoas não precisam se preocupar porque as vacinas são seguras. Antes de serem distribuídas elas passam por pesquisas, testes e validação de conceituados órgãos reguladores”.

No caso de danos ou perda da caderneta, outra pode ser solicitada em um posto de saúde, preferencialmente no local em que você costuma tomar as vacinas, pois é possível ter acesso ao histórico das doses tomadas.

Um tema tão importante como este não pode ser deixado de lado, afinal, a sua saúde e a de toda a população está em jogo. Mais informações sobre o calendário de vacinação podem ser acessadas em: Calendário de vacinação

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email