Qual a importância de usar filtro solar todos os dias?

Embora muito já tenha se falado sobre a importância do uso diário do filtro solar, a maioria das pessoas ainda relutam em aderir a esse hábito, que é fundamental para a saúde da nossa pele. Combater o envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo o câncer são alguns dos principais benefícios desse uso constante.

“O primeiro passo é entender que cada tipo de pele necessita de um produto específico. O recomendado para pessoas com a pele seca, por exemplo, é utilizar o filtro solar na versão em creme ou as tradicionais loções. Nos casos de pele oleosa, são as fórmulas em gel. Já as pessoas com a pele mais sensível, recomenda-se utilizar uma composição que seja livre de produtos que possam causar alergias e irritações, versões em pó ou com fórmulas minerais”, comentou Cristiane Dias Luisi, farmacêutica da rede de Drogarias Poupe Mais

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou em pesquisa que 62% dos brasileiros não usam protetor solar e entre os que usam, ainda de acordo com estudos, somente 25% aplica o produto corretamente. “O recomendado por especialistas é que seja feita a reaplicação a cada duas horas, principalmente se a pele estiver exposta ao sol por muito tempo e em horários mais quentes”, explica a farmacêutica.

Vale lembrar que a radiação UVA consegue atravessar vidros e janelas, por isso é importante manter a pele sempre protegida, mesmo estando no carro, casa ou escritório. Saiba quais são os principais tipos de radiação solar:

• Radiação infravermelha – atinge a epiderme (camada mais superficial da pele), não causa nenhum tipo de dano, é por meio dela que sentimos o calor do sol.
• UVA – penetra nas camadas mais profundas da pele e não deixa marcas, como as queimaduras solares, por exemplo. É responsável pelo envelhecimento precoce e pelo melanoma, o tipo mais agressivo de câncer.
• UVB – provoca a vermelhidão e as queimaduras que podem ser vistas após longos períodos de exposição ao sol. Está diretamente relacionada ao câncer de pele não melanoma, o mais comum dos tumores de pele.

Outro ponto que merece atenção é o FPS (Fator de Proteção Solar), que é nada mais do que o número de vezes a mais que a sua pele estará protegida em relação ao não uso do bloqueador. Para escolher com assertividade é preciso conhecer seu tipo de pele. Quanto mais clara, maior a proteção necessária, o mínimo recomendado é o fator 30.

Além do uso frequente do filtro solar, dermatologistas apontam que há outros fatores que também contribuem diretamente para a saúde da pele, por isso é importante ter uma alimentação saudável, ingerir uma boa quantidade de água ao dia e evitar o tabagismo.

Aqui na Poupe Mais, nossos profissionais ajudam você a encontrar a fórmula correta, indicada de acordo com o seu tipo de pele, lembrando que ao constatar qualquer irritação ou alergias, procure ajuda médica.

Use filtro solar, cuide de sua pele e tenha uma melhor qualidade de vida!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email