Refrigerante faz mesmo mal para nossa saúde?

Presente em grande parte dos lares brasileiros e companheiro frequente em diversas refeições – seja do cotidiano ou de datas comemorativas – o refrigerante faz parte do hábito de consumo da população. Porém, a ingestão deste produto pode trazer riscos para a sua saúde e nós elencamos alguns para destacar para você nesta leitura. Leia, entenda e repense.

Para começar vamos citar os principais ingredientes dessa bebida: grandes quantidades de açúcar, ácido fosfórico, xarope de milho, potássio, adoçantes, corantes artificiais, muitos deles com sal na composição, ou seja, nenhuma vitamina com valor nutricional. Ao consumir estes produtos é normal ter a sensação de barriga estufada e inchaço, já que favorecem a retenção de líquidos. Portanto, atenção com os excessos.

Gestantes e crianças
Além de favorecerem a retenção de líquido e o aumento de peso, alguns tipos à base de cola, levam em sua composição uma grande quantidade de cafeína, sendo que o período de gravidez – em média – permite a ingestão de até 200 mg por dia, nada mais do que duas xícaras de café. Ou seja, refrigerantes não são recomendados. Nas crianças os efeitos podem ser obesidade e diabetes. Estimule o consumo de sucos de fruta e água para uma ingestão adequada de líquidos de maneira saudável.

Outros riscos comuns associados ao refrigerante
Além dos já mencionados riscos de aumento de peso e retenção de líquidos, os ossos e dentes podem sofrer com a alta concentração de ácido fosfórico, que impede que o corpo absorva o cálcio necessário para fortalecer os ossos. O estômago é outro impactado na hora da digestão, já que a bebida dificulta a produção do suco gástrico, fundamental para o processo.

A pressão arterial também pode ser afetada, devido às elevadas quantidades de sódio e cafeína. Alguns estudos mostram ainda que a frutose – açúcar usado nos refrigerantes – causa aumento da pressão arterial.

Substitutos saudáveis
Sucos naturais de frutas, água saborizada de maneira natural e água com limão espremido são opções para substituir os refrigerantes e atender o desejo daqueles que se acostumaram com a bebida. Como vimos, refrigerantes apresentam riscos para a saúde.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email