Riscos do trabalho sedentário

Profissionais que trabalham em escritórios e home office, passam cerca de 8 horas por dia sentados. Uma informação preocupante para seres feitos para estarem em movimento, como é o caso da nossa espécie: a humana.

O nosso corpo é uma máquina feita para se movimentar, desenvolver força, versatilidade e oferecer condições de locomoção. Foi assim que nos desenvolvemos ao longo da história e, portanto, o que estamos programados a fazer. Quando nos deparamos com rotinas em que essa exigência não é feita, as consequências chegam.

Aumento de peso, desenvolvimento de problemas cardíacos, entre outros podem ocorrer pela falta da prática diária de exercícios. Portanto, há sim risco em trabalhos sedentários. Mas, calma, não queremos que você mude de profissão, peça demissão e saia correndo em uma maratona, a dica aqui é como tratar seu corpo da melhor forma possível para que mesmo em uma rotina onde o trabalho não exige desempenho físico, você não sofra com consequências na sua saúde. Combinado?

Então, vamos às dicas:
• Busque levantar a cada 30 minutos sentados, seja para tomar um copo d’água ou um café, ou mesmo circular pelos corredores. Movimentar os músculos das pernas favorece o relaxamento e diminui as condições de atrofia muscular.

• Antes e depois do trabalho, movimente seu corpo. Caminhadas com mínimo de 30 minutos, ao menos 5 vezes na semana, diminuem os casos de problemas cardíacos e de colesterol. Uma dica é aproveitar o relaxamento, ouvir uma música ou podcast de preferência e aproveitar a paisagem. Se for na academia, peça orientação do instrutor sobre o melhor ritmo para você.

• Cuide da postura. Trabalhar sentado durante muitas horas pode gerar dores na lombar e na cervical, busque uma regulagem correta para altura da mesa e da cadeira.

Agora, é hora de colocar as dicas em prática. Cuide da sua saúde, ela é prioridade!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email