Saiba como prevenir o cálculo renal

O cálculo renal (cólica de rim) é uma forte dor que causa muito desconforto na região lombar ou abdominal. Só quem já passou por esta situação sabe que não é exagero quando falamos sobre essa intensidade. Diariamente, centenas de pessoas procuram os postos de saúde e unidades de pronto atendimento se queixando das dores agudas causadas por pedra nos rins. De acordo com especialistas, esse mal é causado por causa do surgimento de pequenos cálculos que migram e acabam obstruindo o ureter (canal que liga os rins à bexiga).

A farmacêutica Liane Teofilo da Silva, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que o cálculo renal não apresenta sintomas, em alguns raros casos são descobertos precocemente em radiografias ou tomografias abdominais. Mas, na maioria das vezes, só são descobertos a partir do momento em que ocorre a obstrução do canal, consequentemente causando as cólicas renais.

Pesquisas relatam que a principal predisposição da doença é o fator genético, por isso é importante ficar atento aos antecedentes familiares, além de outras questões como não ingerir uma boa quantidade de líquidos diariamente, por exemplo. Cálculos menores que 5mm costumam sair na urina, sem muito desconforto, já os maiores que isso podem exigir intervenções cirúrgicas.

Ainda segundo a farmacêutica, as cólicas são intensas e podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos. “A princípio, o tratamento e controle da dor são feitos receitando analgésicos e anti-inflamatórios. Mas é importante que o diagnóstico seja feito por um médico especialista (urologista) para que seja identificado o tamanho e o local do cálculo”, aponta.

Confira algumas dicas de prevenção da doença:
• Beba muita água;
• Diminua o consumo de sal;
• Reduza o consumo de proteínas de origem animal;
• Evite consumir alimentos embutidos;
• Consuma sucos de frutas cítricas;
• Não beba refrigerantes;
• Consulte o Urologista ao menos 1 vez ao ano.

A formação das pedras nos rins é um problema silencioso. Lembre-se que a saúde desse órgão é de extrema importância para o funcionamento do nosso corpo, por isso nós da Poupe Mais recomendamos que ao perceber qualquer sintoma, procure ajuda médica. Adote um novo estilo de vida, previna-se e cuide sempre do seu bem-estar!

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email