Saiba como prevenir o câncer de pele

Com a chegada do verão é muito comum vermos no dia a dia vários exemplos de exposição exagerada ao Sol, porém, essa atitude que parece ser algo inofensiva pode gerar sérios danos à pele, podendo se agravar para o mais nocivo deles, que é o câncer de pele. De acordo com os especialistas, ele ocorre devido ao crescimento anormal das células que compõem a pele, originando diversos tipos da doença.

O câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é um dos tipos mais comuns no Brasil. Pesquisas mostram que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença, por isso devemos sempre ficar atentos a prevenção da doença.

Confira algumas dicas que podem ajudar a prevenir a doença:

• Evite se expor ao Sol entre 10h e 16h;
• Não economize em itens de proteção como roupas, bonés ou chapéus e óculos escuros com proteção UV;
• Sempre que puder, consulte um dermatologista;
• Antes de se expor ao Sol, aplique filtro solar com fator de proteção 30, no mínimo. Lembrando que é preciso reaplicar o produto a cada 2 horas.

De acordo com a farmacêutica Liane Teofilo da Silva, da rede de Drogarias Poupe Mais, a melhor forma de tratar a doença é tendo o diagnóstico precoce, por isso é tão importante ficar atento a qualquer mudança no seu corpo. “Manchas na pele que coçam e feridas que não cicatrizam são alguns dos sintomas de que há algo de errado. Apresentando esses sinais, o médico deve ser procurado o quanto antes”, explica a profissional.

Pessoas com pele mais clara, moradores de locais onde a incidência de raios solares é mais forte e histórico da doença na família são fatores de risco para a doença.

A farmacêutica recomenda também que ao encontrar qualquer um destes sinais suspeitos no corpo o ideal é procurar ajuda de especialistas para a realização de exames e distinção sobre qual é o tipo da doença. “O indicado para estar com a saúde sempre em dia é procurar um dermatologista ao menos uma vez ao ano para que sejam realizados exames de rotina que possam detectar a doença precocemente, além dos autoexames que podem ser realizados em casa. Um olhar atento a qualquer anomalia salva muitas vidas”, finaliza.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email