Síndrome de Burnout: o que é, quais são os sintomas e como é o tratamento.

Pandemia, distanciamento social, sobrecarga de trabalho, além da pressão vinda de todos os lados, podem levar ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout, um transtorno psicológico que afeta a qualidade de vida do indivíduo e, se não for tratada, pode gerar outros problemas de saúde.

Conhecida como uma doença associada ao desgaste profissional, ela geralmente surge em situações em que o trabalhador é submetido a um nível de estresse muito alto num dado tempo e não recebe o devido tratamento, assim ele não consegue desempenhar suas funções básicas e perde a motivação pelas coisas que fazia anteriormente.

Profissões exercidas sob forte tensão, pressão e jornadas duplas de trabalho estão entre as mais impactadas pela doença, como as relacionadas à área da saúde, policiais, professores, advogados, jornalistas dentre outras. O excesso de estudos e atividades de casa também podem desencadear a síndrome.

Pesquisa divulgada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que 33 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a síndrome. Ainda, de acordo com o órgão, sua inclusão no Catálogo Internacional de Doenças (CID) deve acontecer a partir de janeiro de 2022, dado à sua importância e aumento dos casos.

A Síndrome de Burnout desencadeia diversos sintomas que também podem ser confundidos com outros transtornos psicológico, por isso é importante consultar um médico para fazer o diagnóstico correto e seguir as recomendações de tratamento que comumente é feita com psicoterapia e uso de medicamentos. A seguir, apresentamos algumas queixas relatadas pelos pacientes:

• Exaustão aguda física, mental e emocional;
  • Dificuldades para se concentrar;
  • Falhas na memória;
  • Sono desordenado;
  • Baixo autoestima;
  • Irritabilidade;
  • Pessimismo;
  • Nervosismo;
  • Tontura.

“A pessoa afetada pela síndrome de burnout não deve ter receio de procurar ajuda de psiquiatras e psicólogos para fazer um tratamento efetivo e melhorar a sua qualidade de vida. Há vários medicamentos que podem ajudá-la a superar essa fase”, disse José Márcio Manzano, farmacêutico da rede de drogarias Poupe Mais.

A boa notícia é que essa doença tem cura, mas outros problemas de saúde podem surgir se ela não for tratada, como a hipertensão, doenças coronarianas, depressão entre outras.

Mas a prevenção ainda continua sendo a melhor alternativa, medidas que amenizem o estresse e a pressão no trabalho podem auxiliar o indivíduo a não desenvolver a Síndrome. A seguir, separamos algumas dicas:

• Organize a sua rotina;
  • Estabeleça pequenos objetivos pessoais e profissionais;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Destine um tempo de lazer;
  • Cuide da alimentação;
  • Evite o uso de cigarros, álcool e drogas;
  • Tenha uma vida social mais ativa.

Cuide bem da sua saúde. Desejamos dias mais leves para você!