Você sabe o que é hipertireoidismo e hipotireoidismo?

Nomes semelhantes, mas doenças diferentes. Hipertireoidismo e hipotireoidismo são problemas que acometem com mais frequência as mulheres, mas ao conhecer os sintomas, qualquer pessoa pode cuidar melhor da saúde e iniciar o tratamento mais cedo, caso haja alguma alteração.

Essencial para bom funcionamento do nosso organismo, a tireoide é uma glândula endócrina que libera hormônios como o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina), que estimulam o metabolismo. Quando essa glândula apresenta problemas, ela pode produzir mais (hipertireoidismo) ou menos (hipotireoidismo) desses hormônios.

Nesses casos, os sintomas são diversos e podem ser confundidos com outros problemas, por isso é preciso ficar atento. No caso do hipotireoidismo, alguns dos sinais são cansaço, depressão, falta de iniciativa, pele seca e fria, prisão de ventre, alterações menstruais e na potência e libido dos homens, entre outros. Entre as causas estão a falta ou excesso de iodo na dieta, ou ainda uma doença autoimune chamada Tireoidite de Hashimoto.

Quando a quantidade de hormônios é maior que o normal, no caso do hipertireoidismo, os sintomas podem ser nervosismo e irritação, insônia, aumento da frequência cardíaca, sudorese, tremores e bócio, por exemplo. Nesse sentido, as causas podem ser doenças graves, hereditárias, excesso hormonal, assim como o bócio com nódulos.

O diagnóstico pode ser feito com um exame simples de dosagem do hormônio TSH e o tratamento varia caso a caso. As doenças podem ter cura, desde que descoberta a fonte de sua causa. Em caso de dúvidas, é sempre recomendada a busca por atendimento médico especializado.