Você sabe o que é medicina preventiva?

Você provavelmente já ouviu falar em medicina preventiva, não é mesmo? Mas você sabe exatamente do que se trata? Vamos esclarecer algumas dúvidas importantes sobre este assunto tão atual.

De acordo com estudos, o conceito de medicina preventiva surgiu em meados do século XX, por profissionais que queriam sugerir uma nova abordagem da medicina voltada para a promoção da saúde. Hoje, ela é aplicada por profissionais que apostam na prevenção das doenças e na promoção de uma melhor qualidade de vida, contribuindo consequentemente para que se viva melhor.

Esses médicos e especialistas tem como objetivo informar e incentivar as pessoas a terem uma alimentação correta, uma boa higiene pessoal e se conscientizarem da importância de se praticar exercícios físicos, por exemplo.
Esses profissionais atuam para que o paciente foque na prevenção de comportamentos que possam, em futuro próximo, vir a gerar riscos à saúde. Caso isso aconteça, quanto mais cedo o problema for descoberto, maior a chance de cura.

As visitas ao médico devem ser regulares e exames de rotina podem salvar vidas, mesmo que de início o paciente aparente estar saudável e sem nenhum sintoma. De acordo com a farmacêutica Helianay Barbosa da Silva, da rede de Drogarias Poupe Mais, a medicina preventiva visa o bem-estar completo do paciente, analisando questões físicas e mentais.

“O Caderno de Atenção Primária do Ministério da Saúde define que prevenção é todo ato que tem impacto na redução de mortalidade e morbidade das pessoas. Sendo assim, a medicina preventiva tem como objetivo prevenir doenças, retardar o desenvolvimento das que já se instalaram e minimizar futuras complicações nos pacientes”, explica a profissional.

Outro aspecto que merece destaque é que na medicina preventiva, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ela ainda contribui para a redução dos gastos com tratamento de doenças, tanto para os cofres públicos como para o setor privado. E então, já visitou seu médico hoje?

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email