Mantenha sua mente saudável durante a pandemia seguindo algumas dicas

Todos os continentes do planeta foram afetados pelo novo Coronavírus. Incontáveis países têm adotado o distanciamento social para proteger sua população contra a pandemia.

No Brasil, não tem sido diferente. Mas com tantas notícias, como vamos manter nossa saúde mental saudável e conseguir atravessar esse momento delicado?

Um dos primeiros sintomas a se manifestar em momentos como esse que vivemos, é a ansiedade, que pode aparecer por meio de nervosismo intenso, agitação, irritação, pensamento fixo na doença, necessidade de manter-se informado o tempo todo, dificuldade para realizar tarefas diárias e insônia.

Se você não foi afetado pela doença, não conhece ninguém que tenha se contaminado e a Covid-19 ainda parece uma realidade distante, cuide dos seus pensamentos que possam causar mal-estar. Pensar constantemente na doença pode causar o aumento dos sintomas de ansiedade.

Questione as notícias que chegam por meio de aplicativos, confira a fonte, a data e se quem está informando é especializado no assunto (com nome e registro de profissional, por exemplo). Atualmente, as fake news estão se disseminando e atrapalhando ainda mais a chegada de dados precisos e corretos. Além disso, evitar informações em excesso é uma forma de manter-se longe de preocupação. Ocupar o tempo com um hobby, leitura de livros, conhecer novas tecnologias pode ser uma ótima opção agora.

Uma dica da diretora e também farmacêutica das Drogarias Poupe Mais, Débora Bondança, é ser otimista, esse sentimento pode ajudar a não cair nas armadilhas do nosso cérebro. Ela lembra que o ideal é informar-se o suficiente, manter seus amigos e familiares também informados, sempre com objetividade e clareza, para que o assunto não se prolongue.

Já se você foi afetado pela doença de alguma forma, siga as recomendações dos médicos e autoridades sanitárias.

Se você está contaminado e dentro do isolamento total de 14 dias, conforme as medidas de segurança, o estresse, ansiedade, tédio e irritação podem tentar te perturbar em algum momento. Mantenha-se ocupado, faça novas amizades virtuais, estude uma nova língua ou faça o planejamento completo da sua próxima viagem. Ações como essas vão te ajudar a confiar na cura.

Outra dica valiosa é criar uma rotina diária que ofereça a sensação de que seus dias não estão sendo em vão, além de liberar hormônios que vão te proporcionar felicidade.

Quando sentir medo, deve se lembrar de todos os obstáculos que já passou na vida, garantir que esse também será superado e evite continuar com os pensamentos negativos. Foque no futuro e no planejamento dos seus próximos passos.

Evite sair de casa, e se for necessário saia usando a máscara limpa e de forma correta. Você pode conferir como utilizar sua máscara neste texto do nosso blog. Siga as recomendações do seu médico e se apresentar febre, dor de cabeça e falta de ar, procure imediatamente o atendimento hospitalar.

Compartilhe essa dica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email